Porto de Santos abre temporada de cruzeiros com navio Preziosa nesta sexta-feira

Passarão 237 mil turistas pelo Terminal de Passageiros Giusfredo Santini até abril de 2022

Por: Fernanda Balbino  -  05/11/21  -  07:30
Atualizado em 05/11/21 - 10:01
 Movimentação de prestadores de serviço tem sido intensa no terminal
Movimentação de prestadores de serviço tem sido intensa no terminal   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Três mil turistas passarão pelo Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais, nesta manhã. Eles farão o primeiro embarque da temporada de cruzeiros do Porto de Santos, após 20 meses. A instalação, que testou a estrutura e os protocolos de distanciamento contra a covid-19 nos últimos dias, receberá, ao todo, seis navios e um total de 237 mil passageiros até abril do ano que vem.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O primeiro navio da temporada será o MSC Preziosa, que chegou ao Porto de Santos na última quinta-feira. A embarcação tem capacidade para embarcar até 4,3 mil passageiros, mas, seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), receberá um número menor de turistas. Isto será necessário para garantir o distanciamento e reservar cabines que serão utilizadas em caso de contaminações por covid-19 a bordo.


Desde a chegada da embarcação, prestadores de serviço e equipes do concurso Miss Brasil passaram pelo terminal de passageiros. A premiação acontecerá a bordo, amanhã. Também houve uma recepção de autoridades a bordo.


“Está tudo pronto e fizemos treinamentos de protocolo com essas pessoas e demais funcionários. Treinamos o pessoal para que fiquem atentos ao distanciamento. Obviamente que, com mais pessoas, vamos ter ajustes, mas estamos bem preparados e adequados à RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) da Anvisa”, afirmou a diretora de Operações do Concais, Sueli Martinez.


Durante todo o dia, funcionários do terminal foram testados para evitar a possibilidade de propagação da covid-19 no local. Segundo a executiva, foram instaladas fitas para isolar cadeiras, além de pontos de álcool em gel para higienização das mãos.


Seguindo as regras da autoridade sanitária, ainda foi disponibilizado um salão para um pré-check-in. Neste local, o passageiro deverá apresentar a documentação, além dos comprovantes de vacina e testes. Tudo em outro salão, longe do local de embarque.


De acordo com Sueli, não será permitida a entrada de passageiros no terminal antes do período estabelecido pela armadora no voucher. “Teremos um salão exclusivo pra desembarque, um exclusivo pra pré-check-in, e outro apenas salão embarque. Também faremos uma triagem para verificar os horários”.


Embarques simultâneos
A Anvisa proibiu que sejam realizados embarques simultâneos de passageiros em mais de um navio nos terminais de cruzeiros de todo o País. Segundo Sueli, esta é uma questão que ainda deverá ser adequada.


“A previsão é que tenha um dia com mais de um navio. Mas o Concais vai cumprir o protocolo da Anvisa e as armadoras terão de fazer um acerto, mudando datas”, destacou a executiva.


Logo A Tribuna