Operações do Porto crescem 5,2%, diz autoridade portuária

Em setembro, Santos alcançou a marca de 12,1 mi de toneladas movimentadas, aumento de 10,2% em relação ao mesmo período de 2019

Por: Por ATribuna.com.br  -  01/11/20  -  15:40
Há vagas para pessoas com deficiência; oportunidades para atuar como analista são maioria
Há vagas para pessoas com deficiência; oportunidades para atuar como analista são maioria   Foto: Divulgação/ Creative Commons

Mesmo com uma queda de 13,8% nas importações, que somaram 3 milhões de toneladas em setembro, as operações do Porto de Santos cresceram 5,2% e atingiram a marca de 12,1 milhões de toneladas movimentadas em setembro. Nos três trimestres deste ano, mais de 110,1 milhões de toneladas de cargas entraram ou saíram do País pelo cais santista. O volume representa um crescimento de 10,2% em relação ao mesmo período de 2019.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com a Autoridade Portuária de Santos, novo nome da Companhia Docas do Estado de São Paulo, este foi o segundo melhor movimento mensal para setembro, perdendo apenas para o mesmo mês de 2017.


Os números foram impulsionados pelas exportações, que cresceram 13,4% em setembro e 15% no acumulado do ano. Os volumes representam, respectivamente, 9,1 milhões de toneladas e 81,5 milhões de toneladas. 


No mês, o movimento de granéis sólidos somou 6,2 milhões de toneladas, alta de 12,2% sobre o mesmo mês do ano passado. Os destaques são os embarques de açúcar e de farelo de soja. Já os granéis líquidos apresentaram alta de 18,6% em setembro, somando 1,6 milhão de toneladas, reflexo do bom comportamento das operações de óleo diesel e gasóleo, sucos cítricos e óleo combustível.


A movimentação de contêineres caiu no Porto de Santos. No mês, a redução foi de 10,8% e a soma de embarques e desembarques chegou a 344.427 TEU (unidade equivalente a um cofre de 20 pés). Já no acumulado do ano, a queda é de 1,6% e pouco mais de 3 milhões de TEU já foram operados. 


O Porto de Santos manteve a participação na corrente de comércio brasileira, respondendo por 28,3% das trocas nacionais no ano. Cerca de 27% das transações tiveram a China como país parceiro. 


Logo A Tribuna