Movimento de cargas no Porto de Santos cresce 8% no 1º quadrimestre

Complexo marítimo registrou seu quarto recorde mensal operacional em abril, segundo dados oficiais

Por: Redação  -  29/05/21  -  13:50
   Um dos maiores crescimentos registrados no mês passado foi nas operações de soja
Um dos maiores crescimentos registrados no mês passado foi nas operações de soja   Foto: Carlos Nogueira/AT

Um total de 48,9 milhões de toneladas de cargas entrou ou saiu do Porto de Santos no primeiro quadrimestre. O volume representa um crescimento de 8,3% em relação aos quatro primeiros meses de 2020. Neste ano, embarques e desembarques tiveram alta de 9,6% e 5,1%, respectivamente. Porém, no mês passado, houve queda de 9,6% nas importações.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os dados fazem parte do levantamento mensal realizado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), a estatal que administra o cais santista. Eles mostram que o mês de abril marca também o quarto recorde consecutivo no ano, ao registrar o melhor desempenho deste mês na história do Porto – janeiro, fevereiro e março de 2021 já tinham superado as próprias marcas.


No mês passado, 13,7 milhões de toneladas foram operadas no cais santista. O volume foi 1,7% maior do que as 13,4 milhões de toneladas operadas em abril do ano passado.


As exportações registraram crescimento de 6% em abril e atingiram a marca de 10,3 milhões de toneladas. Porém, as importações somaram 3,3 milhões de toneladas, menos 9,6% do que as 3,7 milhões de toneladas registradas no quarto mês de 2020.


De acordo com a APS, no mês, os maiores crescimentos foram verificados nos embarques de soja em grãos, com 5 milhões de toneladas, um aumento de 9,2%. Já as exportações de açúcar somaram 1,3 milhão de toneladas, uma alta de 16%.


Já a queda nas importações decorreu, principalmente, da diminuição de 26% nas descargas de adubo, somando 345,2 mil toneladas. Os desembarques de enxofre caíram 38,5%, atingindo 192,4 mil toneladas.


Na análise das operações no quadrimestre, os embarques somaram 35,2 milhões de toneladas, alta de 9,6% sobre mesmo período do ano anterior, quando foram movimentadas 32,1 milhões de toneladas. Já as descargas cresceram 5,1%, totalizando 13,8 milhões de toneladas, contra 13,1 milhões de toneladas em 2020.


Mesmo com a queda dos desembarques em abril, para a APS, a marca representa a retomada das importações. Segundo o diretor de Operações da estatal, Marcelo Ribeiro, os números demonstram a eficiência do Porto de Santos. “É gratificante observar esses resultados, quando se trabalha intensamente para fazer do Porto de Santos uma ferramenta estratégica e eficiente do comércio exterior brasileiro, junto com nossos terminais, operadores portuários e demais agentes públicos e privados que atuam no complexo. O Porto de Santos vem demonstrando que consegue crescer apesar da pandemia, contribuindo para a retomada econômica do País”, avalia Ribeiro.


Contêineres


No mês passado, nos dois fluxos, as operações com carga conteinerizada somaram 382,2 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), alta de 6,6%. Trata-se da melhor marca para o mês de abril.


Já no acumulado do ano, 1,6 milhão TEU foram movimentados. O volume reflete um crescimento de 15% sobre o primeiro quadrimestre de 2020, quando foram movimentados 1,4 milhão TEU.


Logo A Tribuna