Ministro do Turismo confirma realização da temporada de cruzeiros no Brasil

Em viagem a Dubai, Gilson Machado Neto fez postagem em redes sociais neste sábado

Por: ATribuna.com.br  -  02/10/21  -  19:02
 Ministro confirma retomada da temporada de cruzeiros
Ministro confirma retomada da temporada de cruzeiros   Foto: Matheus Tagé/AT

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, confirmou neste sábado (2) a realização da temporada de cruzeiros marítimos 2021/2022 no Brasil. Ele está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde participa da Expo 2020.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em vídeo publicado nas redes sociais neste final de semana, ele afirma que "a temporada está autorizada pelo Governo" e fez questão de agradecer ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que segundo ele foi peça importante para a liberação. A última temporada não foi realizada no Brasil por conta da pandemia da covid-19.


"O presidente (Bolsonaro) determinou empenho total para que nós conseguíssemos liberar, porque os navios geram em torno de 42 mil empregos no Brasil entre diretos e indiretos. Teremos uma temporada belíssima esse ano", comentou o ministro.


Na mesma postagem, ele agradeceu a outros órgãos federais, como os ministérios da Infraestrutura, Justiça e Saúde, a Casa Civil da Presidência da República, a Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil (SAJ) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Contudo, até o último mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia informado, em nota, que este não era momento para pensar em realização da temporada, já que os índices da pandemia continuam preocupantes. Procurada neste sábado por A Tribuna, a agência não se posicionou até a publicação desta reportagem.


No Porto de Santos, no litoral de São Paulo, havia a expectativa pela retomada com um total de seis navios no cais santista, segundo o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais). A previsão era de que o primeiro navio chegue ao cais santista em 5 de novembro. Um total de 237 mil passageiros é esperado, o que deve movimentar mais de R$ 132 milhões na economia da região.


Logo A Tribuna