Mentores de reality portuário de Santos falam de responsabilidade e evolução

'Em Porto - O Desafio', Lara Mattos e Renato dos Santos têm como missão orientar participantes

Por: Redação  -  21/07/22  -  11:32
Atualizado em 22/07/22 - 18:05
Renato dos Santos e Lara Mattos
Renato dos Santos e Lara Mattos   Foto: Divulgação

Orientar os participantes sobre os desafios do mercado de trabalho e extrair o melhor deles nas atividades do primeiro reality do setor portuário brasileiro. Estas são as missões dos mentores Lara Mattos e Renato dos Santos, que integram a edição deste ano do Porto - O Desafio, que está em ritmo acelerado de gravações. Dois episódios serão levados ao ar na TV Tribuna e no Globoplay, nos dias 6 e 13 de agosto.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Professora de Fundamento de Administração da Strong Business School, conveniada da Fundação Getulio Vargas (FGV), Lara já participou do programa no último ano, dando uma palestra de capacitação aos participantes. Agora, como mentora, o desafio é maior.


“A experiência é diferente. Na versão passada, conheci os candidatos e fizemos uma capacitação para uma apresentação melhorada. Hoje, como mentora, participo muito mais. Tenho mais contato com os candidatos. É uma entrega muito maior e me deixa muito satisfeita. É um projeto muito bacana. Uma grande oportunidade, principalmente para quem é da área”.


Já Renato, que é professor doutor na área de Engenharia e Produção da Strong, está em seu segundo ano de Porto - O Desafio e fala sobre sua expectativa para a nova temporada.


"Como todo reality, é uma transformação na vida dessas pessoas. A gente tem uma responsabilidade muito grande. Estamos lidando com o futuro deles. Isso pode mudar totalmente o espírito de competição desses candidatos. O mentor tem que desenvolver, construir e, ao mesmo tempo, ser cauteloso para não transformar um processo competitivo em conflito".


O programa
Nessa edição, foram selecionados nove participantes, divididos em três equipes que serão submetidas a reuniões, trabalhos e processos relacionados ao objetivo do programa. Eles serão avaliados pelos executivos da Brasil Terminal Portuário (BTP) e da Eldorado Brasil Celulose.


Depois de escolhido o grupo vencedor, a disputa será individual. O destaque de equipe ganhará um curso MBA na Strong – FGV – Santos. Os outros dois recebem um curso de graduação tecnológica de dois anos na mesma instituição. Entre os nove participantes, também existirá uma disputa individual. Um deles ganhará um emprego, em uma das empresas parceiras do projeto.


Depoimentos
"A régua fica muito mais alta. A expectativa é maior e a gente precisa sempre evoluir. Subir a régua é um processo natural. Assim, a gente vai viver durante todo o reality", diz Renato dos Santos, professor doutor na área de Engenharia e Produção da Strong Business School


“Eu percebo que os participntes ficam ansiosos em busca de informação. Existe ainda uma interrogação na cabeça deles. Sabem o que querem e estão em busca de mais informações”, Lara Mattos, professora de Fundamento de Administração da Strong Business School.


Logo A Tribuna