Marco legal das ferrovias é destaque em roadshow do Ministério da Infraestrutura em Nova York

O ministro Tarcísio Gomes de Freitas está na cidade para atrair investidores a projetos de concessão

Por: Redação  -  07/10/21  -  19:33
 Projeto causou interesse entre investidores
Projeto causou interesse entre investidores   Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O marco legal das ferrovias, que teve seu projeto de lei aprovado pelo Senado na terça-feira (5), foi destaque nas reuniões do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, com investidores estrangeiros em Nova York nesta semana. A informação é do Ministério da Infraestrutura. Os encontros integram o roadshow organizado pela pasta, com o objetivo de atrair o interesse internacional para os projetos de concessões sendo planejados para o Brasil.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“O assunto está sendo extremamente debatido e causou aqui um interesse muito grande. Tenho certeza que isso vai concorrer para o impulso ferroviário que vai nos proporcionar um reequilíbrio, um redesenho, da nossa matriz de transporte”, explica Tarcísio Gomes de Freitas.


O texto, que ainda vai passar pela Câmara, prevê a exploração de ferrovias em regimes privados em nível federal, estadual e municipal, além de reduzir a burocracia para a instalação de novas ferrovias.


Segundo o ministro, já existem 14 pedidos de autorização ferroviária, projetos que podem resultar na construção de 5.300 km de trilhos e investimentos de mais de R$ 80 bilhões. “E seguramente, com esse passo, que traz segurança jurídica e coloca o marco legal como algo definitivo, nós teremos ainda mais pedidos de autorização”, afirma o Ministro.


Logo A Tribuna