Mais de 1,8 mil portuários completam a imunização contra covid-19

Campanha continua até quarta-feira para os profissionais que atuam no cais santista

Por: ATribuna.com.br  -  23/08/21  -  19:10
Atualizado em 23/08/21 - 22:51
 Esquema de vacinação da 2ª dose para os portuários segue até quarta-feira
Esquema de vacinação da 2ª dose para os portuários segue até quarta-feira   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

No primeiro dia em que os trabalhadores do Porto de Santos puderam completar a imunização contra a covid-19, um total de 1.843 portuários garantiram suas doses. A vacinação continua até quarta-feira (25) no Santos Convention Center, na Ponta da Praia.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O local ficará reservado para os portuários das 9h às 15h. Nesta terça (24), devem comparecer ao local quem recebeu a primeira dose entre os dias 3 e 4 de junho. Já na quarta-feira, é a vez dos portuários que receberam a primeira dose entre os dias 5 e 10 de junho.


Cerca de 12 mil portuários deverão tomar a segunda dose da vacina. Os imunizantes chegaram a Santos na semana passada e a prefeitura destinou um espaço especialmente para esses trabalhadores. Basta ir ao Santos Convention Center, que fica na Praça Almirante Gago Coutinho, 29, e levar o comprovante da primeira dose, documento com foto e comprovante de residência.


Foi o que fez o portuário Celso Marcelo Carlos dos Santos. Após contrair covid-19 há quase um ano, a preocupação de completar a imunização era ainda maior.


“A gente fica mais tranquilo. Mas, não pode relaxar. Vai saber, né? A gente não sabe realmente o que é a covid, quantas vezes pode pegar. Aqui em casa, continuamos com álcool e máscara sempre”, afirmou o trabalhador que atua na Ageo Terminais, na Margem Esquerda, na Ilha Barnabé. “Lá também a maioria pegou. Trabalho com caminhoneiros, que são um pessoal que não fez isolamento, mas lá todo mundo faz os cuidados direitinho”.


O portuário Marcos Gallotti Santana havia tomado a primeira dose no dia 2 de junho e ontem foi completar sua imunização. “Estava preocupado porque nossa categoria é linha de frente no trabalho”. Ele comemora o fato de, em sua família, ninguém ter contraído a covid-19.


Ainda dá tempo


Como a aplicação da primeira dose do imunizante de Oxford/AstraZeneca foi escalonada, as datas em que os trabalhadores deverão tomar a segunda são variadas. Em alguns casos, a vacinação deverá ser apenas no início do próximo mês.


De acordo com a Secretaria de Saúde, o portuário que não puder se vacinar até quarta-feira, pode procurar, a partir de quinta-feira (26), qualquer local de Santos que esteja oferecendo o imunizante.


Logo A Tribuna