Maersk terá navio movido a metanol

Ele navegará com a bandeira dinamarquesa

Por: Estadão Conteúdo  -  03/07/21  -  18:27
  A embarcação terá 172 metros de comprimento e navegará na rede da Sealand Europe
A embarcação terá 172 metros de comprimento e navegará na rede da Sealand Europe   Foto: Maersk/Divulgação

A.P. Moller-Maersk contratou o estaleiro Hyundai Mipo para construir um navio com motores movidos a metanol ou combustível tradicional com teor de enxofre considerado muito baixo. A Maersk havia anunciado a intenção de encomendar o projeto, o primeiro da indústria, em 17 de fevereiro. Ele navegará com a bandeira dinamarquesa.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Este navio porta-contêiner inovador mostra que soluções em escala para resolver adequadamente o desafio de emissões já estão disponíveis hoje, disse a CEO da Fleet & Strategic Brands, A.P. Moller-Maersk, Henriette Thygesen.


De acordo com ela, os navios do futuro, por serem neutros em emissão de carbono, estarão em operação a partir de 2023. Muitos clientes nos procuram em busca de ajuda para descarbonizar suas cadeias de abastecimento, relatou.


A embarcação terá 172 metros de comprimento e navegará na rede da Sealand Europe, uma subsidiária da Maersk, na rota marítima do Báltico entre o Norte da Europa e a Baía de Bótnia.


A empresa informou que a configuração de propulsão de metanol para a embarcação será desenvolvida pela MAN Energy Solutions e a Hyundai Engine and Machinery (motor principal) e pela Himsen (motor auxiliar), em colaboração com Hyundai Mipo e Maersk. A empresa de classificação será a American Bureau of Shipping.


Logo A Tribuna