Fertilizantes passam a ser transportados de trem do Porto de Santos a Minas Gerais

A capacidade inicial será de 825 mil toneladas por ano

Por: Redação  -  06/08/21  -  08:03
 Insumo importado pelo Tiplam sairá de Santos para terminal em Minas
Insumo importado pelo Tiplam sairá de Santos para terminal em Minas   Foto: Carlos Nogueira/AT

A empresa de logística VLI iniciou o transporte de fertilizantes entre o Porto de Santos e o Triângulo Mineiro. O insumo importado pelo Terminal Integrador Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), em Cubatão, passa a ser carregado ali e enviado, de trem, a Minas Gerais. A capacidade inicial será de 825 mil toneladas por ano.


Até dezembro, o fertilizante inserido em trens por uma nova tulha (compartimento onde se guardam produtos) no Tiplam será remetido pela Ferrovia Centro-Atlântica (Corredor Centro-Sudeste), em um percurso aproximado de mil quilômetros até um novo Terminal de Transbordo da empresa Tfer. Por ora, terá como destino o Terminal VLI em Araguari (MG).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O investimento para conduzir fertilizantes ao futuro terminal é de R$ 107 milhões, segundo a VLI. O trabalho é feito em conjunto com a Tfer, uma joint venture (associação) das empresas Link Logistic Group e Construtora Terraço.


Em comunicado, a VLI informa que a nova linha entre o Porto e Minas vai melhorar a operação logística e proporcionar mais eficiência e ganhos ambientais, devido à redução nas emissões oriundas de combustíveis derivados de petróleo. Outro objetivo é estimular a industrialização do Triângulo Mineiro.


Logo A Tribuna