Estudos sobre nova rodovia entre o Planalto e o Porto de Santos saem em 2022
Consórcios pediram a ampliação do prazo para apresentar análises de viabilidade do projeto
A Secretaria de Estado de Logística e Transportes acatou os pedidos apresentados pelos consórcios Benvenuto Modera Logit e Via Verde. E, assim, os estudos de viabilidade para a construção da nova rodovia para ligar o Planalto e o Porto de Santos serão entregues até o final de janeiro do próximo ano.
Em julho, ambas foram selecionadas pela pasta, por meio da Manifestação de Interesse Público (MIP), para apresentar as propostas até o fim de novembro. No entanto, esse prazo foi ampliado devido à complexidade do empreendimento, batizado de “Linha Verde”.
O secretário estadual João Octaviano Machado Neto explicou nesta segunda-feira (19), à Reportagem, que as empresas já apresentaram o plano de trabalho e, agora, elas estão se dedicando aos projetos desse novo corredor multimodal, que conectará o Rodoanel à Margem Esquerda do complexo portuário e à Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
“Como queremos uma boa proposta, é importante que ambos consórcios tenham conforto para fazer o melhor possível. Por esse motivo, aceitamos o pedido de prorrogação de prazo até janeiro”, justificou.
O representante do governo paulista explicou que ainda não estão definidos o traçado e os custos dessa empreitada. Ao sair do papel, ela será uma alternativa ao Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) para o escoamento da produção nacional ao Porto de Santos.
Além disso, a nova ligação permitirá o acesso de caminhões mais rápido aos terminais portuários localizados em Guarujá e na Área Continental de Santos. “Colocamos também a possibilidade de ter uma ferrovia acoplada à rodovia, assim como ciclovia e dutovia. É um empreendimento bem complexo e com várias nuances. Esperamos ver boas soluções”, destacou Machado Neto.
Conforme o secretário, após a entrega das propostas, a equipe técnica da pasta irá analisá-las para decidir se apenas uma delas será aproveitada. Há ainda a opção de ser adotada uma mescla das duas sugestões.
O passo seguinte será a elaboração do edital e discussão com a sociedade da versão final do projeto. A iniciativa privada será a responsável por executar as obras.
A vencedora da concorrência explorará o novo acesso por, no mínimo, 30 anos. “Esse detalhamento ainda depende da modelagem e do projeto que iremos aprovar”, ponderou.
Inovações
A secretaria adiantou que essa nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista estará alinhada com as novas práticas de sustentabilidade ambiental, como o abastecimento para veículos elétricos.
Está prevista ainda a compensação de emissões de gás carbônico decorrentes da operação, iluminação com energia solar, sistema de monitoramento inteligente e integração com o Centro de Controle Operacional (CCO).