Especialistas defendem mudança do terminal de passageiros para o Valongo, em Santos
Prefeitura e Autoridade Portuária de Santos querem 'cruzeiristas' longe das cargas e perto do comércio
Atualizado em 18/11/21 - 20:18
Marcado pela discussão sobre a possível troca de endereço do Terminal de Passageiros, o Concais, o segundo painel do Summit Cruzeiros, evento promovido pelo Grupo Tribuna, nesta quinta-feira (18), começou com a participação virtual do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Fernando Biral, que celebrou início da nova temporada de cruzeiros, após quase dois anos sem viagens.
Biral lembrou lembrou que os protocolos validados pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possibilitaram a tão esperada retomada. "A APS faz a sua parte", diz.
Ainda em vídeo, Biral abordou o assunto que seria tratado no restante do painel. "A Autoridade Portuária trabalha para instalar o Terminal no Valongo. É o casamento entre o Centro histórico com o movimento de turistas, que irão aos restaurantes, cafés e museus".
A medida, apoiada pelo prefeito Rogério Santos (PSDB) na abertura do evento, foi endossada pelo secretário de Governo de Santos, Flávio Jordão.
"Pensando na agenda que a gente tem para o Centro da Cidade, seria excelente", disse Jordão, que quer continuar o diálogo com a direção do Concais.
Contraponto
Especialista portuário, Fabrizio Pierdomenico também esteve presente na mesa de debates. "É impossível existir, na mesma área, fertilizantes e o terminal de passageiro". Ele se refere à proximidade do Concais e da área de arrendamento STS53, que será utilizada para armazenagem e movimentação portuária de cargas.
"O cruzeiro é uma experiência prazerosa. Ninguém vai para o cruzeiro porque quer visitar o terminal. Mas imagina ir ao terminal e ter de dividir espaço com os fertilizantes? Impensável", conclui Pierdomenico.
Cautela
O especialista lembra que, quando um cruzeiro atraca, o Concais tem de "cuidar de cinco mil pessoas que chegam neste navio. Outras cinco mil saem do navio. O Concais cuida de ônibus, de fretados, táxis, vans, caminhões de bagagem, carretas de contêineres para abastecer as lojas do navio, carretas para comida, empilhadeiras". Pierdomenico lembra que a quantidade de estruturas movimentadas e de pessoas "é maior do que a população de mais 70% das cidades do brasil".
A troca de endereço do Terminal para o Valongo exigiria ainda obras complexas. Para a mudança são necessárias formas de "organizar toda a bagunça que se formará ali no Centro", diz o engenheiro e especialista portuário, Eduardo Lustoza.