Docas prorroga prazo para estudos sobre o canal do Porto de Santos

Data final agora é 6 de janeiro de 2020. Antes, os materiais deveriam ser entregues no fim de novembro

Por: Da Redação  -  24/10/19  -  23:02
Planos e nomeações do presidente eleito Jair Bolsonaro têm agradado a comunidade portuária
Planos e nomeações do presidente eleito Jair Bolsonaro têm agradado a comunidade portuária   Foto: Carlos Nogueira/AT

As 16 empresas que serão responsáveis por estudar a viabilidade da concessão do canal de navegação do Porto de Santos à iniciativa privada terão mais tempo para o trabalho. Isto porque a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) prorrogou até 6 de janeiro do ano que vem o prazo para a entrega dos estudos. Inicialmente, os materiais deveriam ser entregues no fim de novembro.  


Este é considerado o primeiro passo para a eventual concessão do canal de acesso e navegação, visto como um dos projetos fundamentais para aumentar a eficiência do cais santista. 


Com a medida, a Autoridade Portuária busca maximizar a eficiência do Porto de Santos. Hoje, há casos de terminais que perdem até quatro horas por dia por conta de ineficiências no sistema. 


A perspectiva da Docas é lançar, no ano que vem, o edital para a concessão de, ao menos, o canal de acesso ao Porto. Ela deve abranger, no mínimo, as atividades de manutenção e aprofundamento de bacias de evolução e berços de atracação, além de batimetrias e homologação das profundidades junto às autoridades competentes.  


Os serviços de rebocadores, de monitoramento ambiental e remediação também estão na lista de atribuições, assim como atendimento de emergências, sinalização e balizamento e o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações. 


Empresas  


Na lista dos autorizados a fazer os estudos, estão: Argonáutica Engenharia e Pesquisas, Atlântico Sul Consultoria e Projetos, Boskalis do Brasil Dragagem e Serviços Marítimos, Cláudio Macedo Dreer, Concremat Engenharia e Tecnologia, Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais Ltda (CPEA), Dragabras Serviços de Dragagem, DTA Engenharia, Future ATP Serviços de Engenharia Consultiva, Jan De Nul do Brasil Dragagem, Leonardo S.P.A, Navarro Prado Advogados, Queiroz Galvão Tecnologia em Defesa & Segurança, Terrafirma Consultoria Empresarial e de Projetos, Tetra Tech Engenharia e Consultoria e Veirano Advogados. 


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