Cruzeiro cancelado em Santos frustra presente de aniversário de garoto de 8 anos: 'Em lágrimas'

Arthur completou oito anos neste domingo, mas teve de voltar para casa com os pais após suspensão do MSC Splendida

Por: Cássio Lyra  -  03/01/22  -  07:15
Solange planejou viagem no dia em que o filho Arthur fez 8 anos
Solange planejou viagem no dia em que o filho Arthur fez 8 anos   Foto: Arquivo pessoal

O pequeno Arthur Vasconcelos completou 8 anos neste domingo (2). Como presente, seus pais planejaram uma viagem de cruzeiro no MSC Splendida. Entretanto, o que era pra ser uma viagem de festa, se tornou um pesadelo para o garoto - que teve de voltar para casa após o cancelamento do navio por surto de casos de covid-19.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O casal Solange e Alexandre Vasconcelos, ambos de Alphaville, em São Paulo, planejaram a viagem como um presente para Arthur. A ideia inicial dos pais seria fazer uma viagem de cruzeiro internacional, mas isso não foi possível porque viagens para fora do Brasil não estão autorizadas em razão da pandemia.


"Vimos que a data iria coincidir com o aniversário do nosso filho, esse seria o primeiro cruzeiro que ele iria conosco. E pensando nisso é extremamente revoltante por tudo o que foi feito", disse Solange.


A família Vasconcelos chegou no Terminal Marítimo de Passageiros de Santos, o Concais, por volta das 12h para embarcar no MSC Splendida. Somente às 19h30, foram informados no saguão do terminal de que a viagem não iria mais acontecer.


  Foto: Arquivo pessoal

"Meu pequeno ficou em lágrimas. Uma dó no coração. E a gente sem poder explicar direito, ainda mais depois de tanta demora no terminal", relembra.


Após a confirmação do cancelamento, Solange disse que foi informada de que a MSC, empresa do navio, vai devolver o dinheiro da viagem.


"Não somente os gastos, mas ter visto o meu filho chorando horrores, da decepção de não poder viajar, de não ter o presente de aniversário dele. Além do prejuízo financeiro, temos de lidar com o prejuízo emocional e o prejuízo psicológico porque estamos lidando com algo que não vai voltar, ainda mais que era justamente o dia do aniversário do meu filho. É muito difícil uma mãe vez um filho chorando de decepção e a gente não poder fazer nada", lamenta.


Após horas da confirmação da suspensão da viagem, a família ainda demorou mais horas para poder pegar as bagagens e, depois, ir até o carro para poder voltar para casa. "Vamos tentar minimizar o impacto e o saldo negativo de tudo isso, algo que é extremamente decepcionante para nós", completou Solange.


Família esperou mais de 7 horas ao ser avisados de que viagem foi suspensa
Família esperou mais de 7 horas ao ser avisados de que viagem foi suspensa   Foto: Matheus Tagé/AT

Caos no MSC Splendida
Autoridades sanitárias suspenderam na noite de domingo (2) o embarque ao navio MSC Splendida, que tinha previsão para deixar o Porto de Santos às 20h. Os passageiros, que aguardavam o chek-in desde cedo no Terminal Marítimo de Passageiros de Santos, o Concais, foram informados sobre a decisão pelos alto-falantes. A decisão leva em consideração os recentes surtos de covid-19 em cruzeiros, inclusive no próprio MSC Splendida.


A viagem do MSC Splendida tinha como itinerário as cidades de Porto Belo (SC), Balneário Camboriú (SC), Ilhabela (SP) e Cabo Frio (RJ). Depois, ele retornaria para o Complexo Portuário Santista.


Mais de 2,4 mil passageiros não embarcaram no MSC Splendida neste domingo
Mais de 2,4 mil passageiros não embarcaram no MSC Splendida neste domingo   Foto: Matheus Tagé/AT

Em nota, a Anvisa afirmou que o motivo da suspensão se deu pela 'existência de transmissão sustentada de Covid-19 entre tripulantes'. Segundo o órgão, a MSC foi notificada sobre o impedimento de novos embarques no sábado (1º).


Já a MSC Cruzeiros disse que recebeu a informação de que o MSC Splendida não foi autorizado a realizar o embarque de passageiros para seu próximo de cruzeiro na tarde deste domingo, contrariando o posicionamento da Anvisa.


Recomendação para interrupção
Em 31 de dezembro, a Anvisa recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão provisória da temporada de cruzeiros no Brasil. A Pasta informou que tomou conhecimento e que irá avaliar as medidas cabíveis em conjunto com os ministérios relacionados ao tema.


Em novo comunicado no domingo, o orgão reforçou 'urgência imediata' para interromper as viagens no país devido ao crescente casos de coronavírus nas embarcações.


Anvisa suspendeu embarque de passageiros no MSC Splendida
Anvisa suspendeu embarque de passageiros no MSC Splendida   Foto: Matheus Tagé/AT

Logo A Tribuna