Conheça o Porto: Sinalização náutica
Recursos ajudam nas manobras dos navios, demarcando os limites da área de navegação do canal e as regiões de manobra
A sinalização náutica é o conjunto de recursos visuais, sonoros ou radioelétricos instalados em um porto para auxiliar o movimento das embarcações no tráfego marítimo. Os recursos ajudam nas manobras dos navios, demarcando os limites da área de navegação do canal e as regiões de manobra.
A sinalização no Porto de Santos engloba oito faroletes, que indicam o canal de navegação: três no trecho da Ilha Barnabé, um na Fortaleza da Barra, um no Forte da Vera Cruz de Itapema, um em frente à Base Aérea de Santos, um no Valongo, um no Píer 4 da Alemoa.
Os faroletes podem ser observados até 10 milhas náuticas (18 quilômetros) de distância. Já utilizado por antigos navegantes, o equipamento indica se o navio esta na direção certa. Isso acontece quando o navegador consegue posicionar a embarcação de modo a ver os equipamentos alinhados.
O primeiro farol de sinalização náutica no Brasil e também o mais antigo das Américas foi o Farol da Barra, de 1698, localizado em Salvador (BA). Na época, a intenção era alertar os navios sobre perigos como rochas e bancos de areia. Ele fica no Forte de Santo Antônio da Barra, a primeira fortificação do País, de 1536. O Farol da Barra continua a operar até os dias de hoje, garantindo a sinalização náutica aos navegantes na Bacia de Todos os Santos. A responsabilidade é da Marinha do Brasil.
Em Santos, além dos faroletes, há 23 boias instaladas ao longo dos 25 quilômetros do canal de navegação. A finalidade é delimitar o canal de acesso.A instalação e o gerenciamento dessas boias são de responsabilidade da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos).