Codesp revê normas de atracação e ouvirá comunidade portuária sobre alterações

Novas regras podem ser conferidas no site da Docas

Por: Da Redação  -  05/02/20  -  00:10
Sede da Companhia Docas, em Santos: infração que originou a multa ocorreu na gestão de Alex Oliva
Sede da Companhia Docas, em Santos: infração que originou a multa ocorreu na gestão de Alex Oliva   Foto: Carlos Nogueira/AT

As normas para atracação de navios no Porto de Santos estão sendo revistas pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a autoridade portuária. E a empresa quer ouvir a comunidade portuária sobre as alterações propostas. Para isso, abriu uma consulta pública.


As novas regras podem ser conferidas no site da Docas (www.portodesantos.com.br). As avaliações podem ser apresentadas durante esta primeira quinzena do mês. Depois, a versão final será incorporada ao Regulamento de Exploração do Porto.


Essas normas vão substituir a Resolução nº 176, de 16 de outubro de 1979, da antiga Empresa de Portos do Brasil S.A. (Portobras).


Em nota, a Codesp informou que as novas regras envolvem prioridades de atracação, plano de amarração e os critérios para operação do fundeio até o cais. Essa revisão teve início ano passado e, segundo a autoridade portuária de Santos, “essa ação de eficiência força o operador a atingir suas metas e permite melhorar os índices de ocupação dos berços de atracação”.


Para acessar o documento com as novas normas, os interessados devem clicar no link http://www.portodesantos.com.br/wp_porto/wp-content/uploads/2020/01/consulta-publica_normas-para-atracacao_porto-de-santos.pdf, ou ir para “Acesso à Informação” (na barra superior da página principal), “Participação Social”, “Audiências ou Consultas Públicas” e “Normas para atracação de navios no Porto de Santos”.


De acordo com a Companhia Docas, as contribuições ou pedidos de esclarecimentos devem ser enviados para o e-mail supop@portodesantos.com.br. 


Logo A Tribuna