Brasil terá painel inédito, promovido pelo Grupo Tribuna, em evento portuário internacional

O TOC Europe acontece entre os dias 14 e 16 de junho, na Holanda, e será acompanhado por uma comitiva santista

Por: Maurício Martins  -  08/06/22  -  17:54
Atualizado em 08/06/22 - 23:45
Cidade de Roterdã receberá a comitiva Porto & Mar 2022 entre os dias 12 e 16 de junho, com visitas a terminais e empresas, além de palestras
Cidade de Roterdã receberá a comitiva Porto & Mar 2022 entre os dias 12 e 16 de junho, com visitas a terminais e empresas, além de palestras   Foto: Carlos Nogueira

Pela primeira vez, o Brasil terá um painel no TOC Europe, o principal evento de logística portuária da Europa e um dos maiores do mundo no setor. O encontro, que reúne milhares de profissionais para debates e seminários, acontecerá entre os dias 14 e 16 de junho em Roterdã, na Holanda. Serão mais de 60 países representados.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O espaço exclusivo para a participação dos brasileiros é uma iniciativa do Grupo Tribuna. O painel Brasil será realizado no dia 15, no complexo de eventos Rotterdam Ahoy. O tema central será a privatização dos portos brasileiros, o desafio e as oportunidades.


Participarão o CEO da Brasil Terminal Portuário (BTP), Ricardo Arten, o diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Otto Luiz Burlier, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery.


“É um evento em que a gente consegue entender o que há de mais moderno no mundo e trazer para o Brasil. Nossas operações ainda precisam ser modernizadas. Já estivemos bem atrás, mas hoje estamos em uma posição intermediária. Sem dúvida, o TOC nos trará mais ideias para conseguirmos continuar nessa escalada dentro do comércio mundial”, opina Arten. Um dia antes, ele participará de outro painel, com debatedores internacionais, sobre infraestrutura e interoperacionalidade.


Investidores estrangeiros
Nery afirma que o painel organizado pelo Grupo Tribuna é de fundamental importância para mostrar aos investidores estrangeiros o que está sendo feito no Brasil, principalmente em termos de arrendamentos e concessões.


“Em Roterdã, vamos apresentar o modelo brasileiro (de concessão), que foi desenvolvido ao longo de quatro anos, com muita discussão técnica, para a melhor a possibilidade de eficiência e produtividade. Vamos mostrar o que o Brasil espera para nossos portos e trazer os investimentos necessários”.


Na mesma linha, Otto Burlier destaca o interesse do Governo Federal em mostrar ao mundo o modelo para desestatização feito no País. “No final das contas, a gente quer se aproximar dos portos mais competitivos do mundo, como o de Roterdã. Lá há uma série de vantagens que hoje, infelizmente, o arcabouço público no Brasil atrapalha. Vamos aprender com as sugestões. Ao final dessa missão, estaremos com conhecimento muito elevado”.


Para Burlier, o TOC também é um ambiente de negócios perfeito para a atração de empresas internacionais, ‘vendendo’ a desestatização do Porto de Santos. “Vamos mostrar que existem muitas oportunidades para investidores estrangeiros no Brasil”.


Comitiva
Os três participantes do painel Brasil fazem parte da comitiva Porto & Mar 2022, composta por empresários da área e autoridades, que estará em Roterdã entre os dias 12 e 15 de junho.


A viagem, organizada pelo Grupo Tribuna, terá uma ampla agenda técnica, com visitas a terminais, empresas de tecnologia portuária, palestras e encontro com a autoridade portuária local. O objetivo é trazer exemplos do Porto de Roterdã, um dos mais eficientes e tecnológicos do mundo, que possam ser implantadas Porto de Santos.


Logo A Tribuna