Autoridade Portuária de Santos amplia serviço digital

Portal do Cliente e Fornecedor da estatal deve facilitar serviços e solicitações

Por: Redação  -  23/07/21  -  09:21
 O objetivo é facilitar o relacionamento da Autoridade Portuária com o mercado e a sociedade
O objetivo é facilitar o relacionamento da Autoridade Portuária com o mercado e a sociedade   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Solicitações de fornecimento de bordo, remoção de resíduos e escolta da Guarda Portuária estão na lista de serviços que podem ser feitos pelo site da Autoridade Portuária de Santos (APS). Isso se deve à introdução do Portal do Cliente e Fornecedor da estatal.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O objetivo é facilitar o relacionamento da Autoridade Portuária com o mercado e a sociedade. O Portal pode ser acessado neste link.


A ferramenta entrou no ar, em fase de testes, no fim de junho. Até agora, 245 usuários dos serviços portuários estão em fase de migração. Mais de 500 devem seguir o mesmo caminho.


Cadastro


Para acessar o portal, é preciso fazer um cadastro que vai gerar login e senha. O Protocolo Digital, pelo qual os usuários e fornecedores enviam correspondência eletrônica à companhia, também está no portal.


De acordo com a Autoridade Portuária, além das requisições de serviços, também está na lista de funcionalidades do portal a solicitação de certificados de estadia. Trata-se do documento emitido para atestar a passagem e a operação da embarcação no Porto de Santos, normalmente emitido ao Canal de Suez, no Egito.


On-line


Outra possibilidade é solicitar, de forma on-line, o embarque ou o desembarque de consumo de bordo, como mantimentos, água, combustíveis, lubrificantes ou outro tipo de carga em volume ou a granel, destinados para uso na própria embarcação. Normalmente, os itens são destinados à tripulação ou aos passageiros.


Para navios inoperantes, é preciso agendar a remoção de taifa, que se assemelha ao lixo caseiro, e de resíduos oleosos.


Em ambos os casos, apenas empresas especializadas e credenciadas pela estatal que administra o Porto podem realizar o serviço.


A Autoridade Portuária criou um manual explicativo para uso do novo Portal, que pode ser lido clicando aqui.


Logo A Tribuna