Após 54 dias, navio Xin Guang Hua conclui sua missão
Maior embarcação submersível do mundo realizou operação inédita no Brasil, ao submergir para embarcar um cargueiro no convés
Em uma operação inédita, o maior navio submersível doca do mundo, oXinGuangHua, concluiu sua viagem de 54 dias entre os portos de São Sebastião, no Litoral Norte do Estado, eZhoushan, na China. A embarcação transportou outro cargueiro, oChipolTaihu, que teve problemas nos sistemas de propulsão e de geração de energia e ficouaderiva até ser rebocado. A manobra envolveu aPraticagemde São Paulo, especialistas da Marinha do Brasil e as empresasCoscoShippinge AWS Service.
As duas embarcações são da mesma operadora, aCoscoChina, que montou esse esquema delicado para garantir que o navio e sua valiosa carga, de cerca de 40 mil toneladas de toras de madeira, fossem levados com segurança até o país asiático.
XinGuangHua, de Hong Kong, tem 255 metros de comprimento e um convés do tamanho de dois campos de futebol. Ele submergiu parcialmente até a profundidade de 27 metros, para receber em seu convés-plataforma o navioChipolTaihu, de 188 metros de comprimento, carregado com toras de madeira.
A operação aconteceu porque oChipolTaihusofreu problemas quando seguia para a China. O navio foi rebocado até o Porto de Rio Grande (RS) e depois para São Sebastião. Enquanto isso, oXinGuangHua, que estava a caminho de Cuba, foi desviado para o Brasil para realizar a manobra e seguir viagem para a China no dia 25 de novembro.
ChipolTaihufoidescarregado na última sexta-feira, concluindo uma missão arriscada e ousada. Foram várias reuniões preparatórias para escolher o local ideal para a manobra, como explica o presidente daPraticagemde São Paulo, Carlos Alberto de Souza Filho.
“Nossa equipe achou um lugar com 33 metros de profundidade, protegido das ondas do mar aberto e onde a operação não atrapalharia as operações do porto e nem provocaria danos ambientais. Foi um trabalho em equipe realizado com muitos cálculos e todos os cuidados com a segurança, pois qualquer toque entre dois navios causa um estrago grande”, destacou o prático.
O navio doca entrou na Barra Norte do porto e foi fundeado pelos práticos em 19 de novembro, pela manhã. No dia seguinte, às 4 horas, começou a operação para submergi-lo parcialmente. Esta etapa durou outras quatro horas.
O navio foi colocado a 27 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de oito andares. Depois, foi mantido alinhado contra a corrente e o vento, usando os rebocadores.