Anvisa barra embarque de 25 passageiros em cruzeiro marítimo no Porto de Santos

Segundo a agência, eles não cumpriram requisitos envolvendo a vacinação contra a covid-19

Por: ATribuna.com.br  -  10/11/21  -  15:10
 O MSC Preziosa saiu de Santos na última sexta-feira (5).
O MSC Preziosa saiu de Santos na última sexta-feira (5).   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou que pelo menos 25 passageiros foram impedidos de embarcar no navio MSC Preziosa, em Santos, por não apresentarem o ciclo vacinal completo contra a covid-19 ou não terem se imunizado no intervalo de tempo exigido. O veto ocorreu na última sexta-feira (5), na retomada dos cruzeiros marítimos no Brasil, após 20 meses de suspensão devido à pandemia.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo a agência, em nota, as ocorrências são referentes ao embarque realizado no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais, no complexo portuário santista, com destino a Búzios (RJ).


A Anvisa reiterou que o protocolo para embarque na atual temporada prevê que o passageiro tenha o ciclo vacinal completo contra a covid-19 pelo menos 14 dias antes da data de saída do navio. A apresentação do certificado nacional de vacinação contra a covid-19 é indispensável.


Também é obrigatório apresentar um teste do tipo RT-PCR negativo realizado em até 72 horas antes do embarque, ou teste antígeno feito até 24 horas antes de embarcar.


Além disso, diariamente, 10% dos passageiros e 10% da tripulação devem ser testados. A embarcação só pode estar ocupada com 75% da capacidade total.


A MSC Cruzeiros afirmou que todos os hóspedes com 12 anos ou mais devem apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19, com a segunda dose ou dose única aplicada a mais de 14 dias antes do embarque. A companhia reforça que serão aceitos o certificado digital e comprovantes de vacinas aprovadas no Brasil ou validadas pela OMS.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna