2º Encontro Porto & Mar vai debater futuro da mão de obra no Porto de Santos

Evento será na terça-feira e analisará o processo de desestatização administrativa da Autoridade Portuária

Por: Redação  -  18/09/21  -  07:21
Atualizado em 18/09/21 - 07:22
 O cenário de trabalho no Porto é um dos temas a serem abordados
O cenário de trabalho no Porto é um dos temas a serem abordados   Foto: Carlos Nogueira/AT

Os desafios que serão enfrentados para a capacitação e a contratação de mão de obra, após a desestatização da Autoridade Portuária de Santos, será um dos temas do 2º Encontro Porto & Mar 2021, do Grupo Tribuna. O evento será realizado na próxima terça-feira (21), das 14 às 18 horas, e contará com diversas autoridades do setor portuário. As inscrições estão abertas até este domingo (19). Elas são abertas e gratuitas para o evento on-line. Basta acessar o site de inscrição.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Já está confirmada a presença do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni. Os trabalhos serão iniciados por autoridades da região, como a deputada federal Rosana Valle (PSB) e o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB).


A pauta central do dia é a desestatização da Autoridade Portuária. A primeira palestra vai abordar como ficará a regulação no setor. Este painel será apresentado pela diretora da Antaq, Flávia Takafashi. Na sequência, o secretário de Portos falará sobre a segurança jurídica após desestatização da administração portuária.


Depois, o evento vai abordar a competividade e o futuro dos portos desestatizados. Sobre o tema, haverá uma apresentação do presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro.


Desafios à mão de obra
Mão de obra será o tema abordado a seguir. As discussões devem girar em torno dos desafios para a contratação de portuários, uma vez que o perfil dos trabalhadores vem mudando ao longo do tempo.


Além de uma maior tecnologia nas operações de embarque e desembarque, são esperadas mudanças no cenário laboral, uma vez que a Autoridade Portuária de Santos passará a ser uma empresa privada. Esta apresentação será do especialista em Recursos Humanos (RH) Hudson Carvalho.


Logo A Tribuna