Ex-prefeito de Praia Grande Alberto Mourão se filia ao MDB e mira candidatura a deputado federal

Ele tenta retornar à Câmara dos Deputados. Filiação teve presença de Michel Temer e Baleia Rossi

Por: Daniel Gois  -  15/02/22  -  13:54
Atualizado em 15/02/22 - 14:26
Ex-prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão se filiou ao MDB em encontro com Michel Temer e Baleia Rossi
Ex-prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão se filiou ao MDB em encontro com Michel Temer e Baleia Rossi   Foto: Reprodução/Facebook

O ex-prefeito de Praia Grande Alberto Mourão se filiou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na última segunda-feira (14), após 18 anos no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Ele, que já foi deputado federal no final da década de 1990 e de 2011 a 2012, tem a intenção de retornar à Câmara dos Deputados e colocou seu nome à disposição da legenda para as eleições de outubro deste ano.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Mourão retorna ao MDB, partido onde começou sua trajetória política. A filiação foi divulgada pelo ex-prefeito praia-grandense em suas redes sociais. O encontro que selou o ingresso no partido contou com as presenças de lideranças como o ex-presidente da República Michel Temer e o deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.


Em entrevista para A Tribuna, Mourão disse que pretende se candidatar a deputado federal nas eleições de outubro. "Sou candidato a deputado federal nesse primeiro momento. Eles me convidaram para ser candidato a (deputado) federal e estou nesse caminho. Claro que temos que esperar a comissão, mas o meu nome está lá, à disposição, para qualquer cargo que vier. Quero ajudar o partido a crescer regionalmente e no Estado".


Ainda segundo Mourão, o retorno ao MDB se deu com naturalidade e com base em seus objetivos políticos, baseados no diálogo e sem extremismos.


"Eu comecei minha vida política dentro do MDB, nos anos 1980, quando o País ainda vivia entre Arena e MDB. Vejo com naturalidade voltar para o partido onde comecei minha militância política. É um partido mais de centro, que efetivamente pode conciliar com meus objetivos políticos. Não sou de extremos. Penso que o processo político é de conversação e negociação", ressalta.


Trajetória

Alberto Mourão iniciou sua carreira política no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em 1981. Permaneceu no partido até 1987. Nele, foi eleito vereador de Praia Grande, em 1983.


Em 1988, filiado ao Partido Liberal (PL), Mourão foi vice-prefeito na chapa de Dorivaldo Lória Júnior, o Dozinho (PFL, atual DEM). Ele também ocupou o cargo de secretário de Educação durante a gestão.


O retorno ao PMDB aconteceu em 1991 e, no ano seguinte, Alberto Mourão foi eleito prefeito de Praia Grande, cargo que ocupou até 1996. Nas eleições de 1998, Mourão foi eleito deputado federal, o primeiro da história de Praia Grande. Ele permaneceu no cargo por dois anos. Em 2000, foi eleito prefeito da cidade da Baixada Santista pela segunda vez.


A chegada ao PSDB aconteceu em 2003. Pela legenda, Mourão venceu mais três eleições para prefeito de Praia Grande, em 2004, 2012 e 2016. Na legenda, Mourão também foi eleito suplente para a Câmara dos Deputados e assumiu uma cadeira em Brasília entre 2011 e 2012. Entre 2005 e 2011, ele também foi responsável por coordenar o partido tucano na Baixada Santista. A saída do PSDB foi anunciada em dezembro de 2021.


Logo A Tribuna