Vândalos destroem quiosques de São Vicente e fazem fogueira na praia; VÍDEO

Ato de vandalismo ocorreu entre a noite de segunda (20) e a madrugada desta terça (21)

Por: Daniel Gois  -  21/06/22  -  10:38
Atualizado em 21/06/22 - 12:11
Quiosques tiveram vidros quebrados e resíduos incendiados em São Vicente
Quiosques tiveram vidros quebrados e resíduos incendiados em São Vicente   Foto: ATribuna.com.br

Quiosques da Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, foram alvos de depredação e vandalismo entre a noite desta segunda-feira (20) e a madrugada de terça (21). Conforme apurado por A Tribuna, os estabelecimentos tiveram portas de vidro destruídas e resíduos usados em fogueiras. A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada. (Veja no vídeo mais abaixo)


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Uma moradora do entorno, de 40 anos, que pediu para não ser identificada, disse que moradores em situação de rua deram início à confusão na noite de segunda, com saqueamento e depredação dos quiosques, depois que proprietários do estabelecimento foram transferidos para a Praia do Itararé.


"Vieram várias pessoas e saquearam tudo: porta, telhado, caixa d'água, alambrado que segurava as portas e janelas. Era um desespero. Depois que a GCM foi embora, fizeram uma fogueira enorme e queimaram um monte de lixo dos quiosques, inclusive lona de guarda-sol", relata.


Ainda conforme a moradora, os atos de vandalismo se estenderam ao longo da madrugada, sendo possível ver estilhaços de vidro perto dos quiosques.



"Ficaram a noite inteira nessa bagunça. Quebraram as portas de vidro (dos quiosques). Ficou cheio de caco de vidro na calçada. Eu não dormi, ouvi a barulheira a noite inteira", desabafa.


Em vídeos obtidos por A Tribuna, é possível ver as chamas provocadas pela fogueira feita na faixa de areia, assim como estilhaços de vidro no calçadão da praia.


Posicionamento

Em nota, a Prefeitura de São Vicente disse que tiveram início, nesta segunda-feira (20), a desmontagem e demolição de quiosques e banheiros, visando a construção da nova orla da Praia do Gonzaguinha.


Segundo a Administração Municipal, os quiosques já estavam desocupados e 16 permissionários foram transferidos para a orla da Praia do Itararé.


"Essa é a primeira fase do projeto da nova orla do Gonzaguinha, que terá calçadão, restaurantes, opções de entretenimento e lazer, e uma nova configuração, moderna, atraente e que valorize a maravilhosa paisagem natural da praia do Gonzaguinha. O investimento é feito através de verba do Dadetur, do Governo do Estado", declarou.


A Prefeitura também confirmou que pessoas em situação de rua vandalizaram os quiosques que já estavam desocupados. Segundo a Administração, não houve prejuízo e a GCM agiu prontamente.


Logo A Tribuna