Sorriso acaba em delegacia após ser detido por desobediência em Guarujá

Defesa do vereador Jailton Reis diz que policiais atuaram de forma "não condizente e em desacordo com STJ"

Por: Jean Marcel  -  02/06/22  -  08:02
Vereador foi abordado por estar com os vidros do carro escuros
Vereador foi abordado por estar com os vidros do carro escuros   Foto: Divulgação e Reprodução/Plantão Guarujá

O vereador de Guarujá Jailton Reis dos Santos, o Sorriso (PRTB), foi abordado por policiais militares na manhã de ontem na Estrada de Pernambuco, esquina com a Rua Áureo Guenaga de Castro. Ele estava de carro com a mulher e a filha, a caminho da creche no bairro Maré Mansa, onde a filha trabalha.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Os PMs solicitaram a parada porque o veículo tem vidros escuros. Ele acabou sendo levado à Delegacia Sede por desobediência, porque não atendeu a ordem dos agentes de sair do veículo e colocar as mãos na cabeça.


Como foi

O veículo foi perseguido por algumas quadras e solicitada a parada. Os PMs pediram, então, que os ocupantes descessem do veículo, e que o vereador colocasse as mãos na cabeça. De acordo com o advogado de defesa do parlamentar, Erasmo Fonseca, “Jailton Sorriso foi abordado por uma guarnição não condizente com a prática usual e costumeira, em desacordo com recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou ser ilegal a busca pessoal e veicular sem fundamentação ou mesmo mandado judicial”.


Foi efetuada revista e nada de ilegal acabou encontrado no veículo. Mesmo assim, o vereador foi levado à delegacia. Segundo a polícia, Sorriso desobedeceu a ordem legal de abordagem, alegando ser vereador da Cidade. Além disso, estava em um veículo em desacordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não sendo possível visualizar os ocupantes no interior, motivo pelo qual foi abordado.


A defesa do vereador diz que a ação da polícia aconteceu de “forma descontrolada emocionalmente, mostrando verdadeiro despreparo para abordagem de qualquer cidadão”, e que situação é uma preocupação de um cidadão e não de uma autoridade pública.


Jailton Sorriso está em seu segundo mandato na Câmara. Na legislatura 2013-2016, atuou em demandas especialmente ligadas à zeladoria dos bairros. Ele foi, também, um dos articuladores da instalação do Poupatempo em Vicente de Carvalho.


Logo A Tribuna