Policiais do Deic de Santos desmantelam 'escritório do crime eletrônico' no litoral de SP

Organização criminosa usava o local para transações ilegais em agências bancárias

Por: ATribuna.com.br  -  12/03/22  -  09:25
Atualizado em 12/03/22 - 11:15
Material foi apreendido para o prosseguimento das investigações e possível identificação dos autores
Material foi apreendido para o prosseguimento das investigações e possível identificação dos autores   Foto: Divulgação/Deinter-6

Um 'escritório' do crime organizado foi fechado nesta sexta-feira (11), pelos policiais da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da DEIC de Santos. O local, que fica na Rua Alípio Ferraz, no Bairro Cidade Náutica, em São Vicente, era usado para a prática de crime de estelionato por meio eletrônico.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Os agentes já investigavam as ações voltadas à prática de crimes patrimoniais por meio digital junto às instituições financeiras, utilizando dados de terceiros para criação de contas e obtenção de créditos.


De posse de mandado de busca e apreensão, os policiais foram até o local, que tinha duas casas térreas e uma edícula. Um homem, de 43 anos, que estava numa das casas informou residir no local.


No interior de um dos imóveis foram encontrados cartões bancários, anotações, várias máquinas de cartão e aparelhos celulares.


Além disso, haviam, também, computadores e uma placa com 40 terminais de modem, responsáveis por disparos de mensagens SMS para vítimas. Essas mensagens são enviadas com links maliciosos, com objetivo de obter dados bancários das pessoas, para realização dos golpes.


Na outra casa, onde mora a sogra do homem, nada de ilícito foi encontrado. Questionado sobre os equipamentos, o morador alegou que as máquinas eram para uso em uma hamburgueria, que seria montada na edícula, e que os demais objetos seriam de uma outra pessoa, que ele não quis informar.


O material foi apreendido e enviado para as o Instituo de Criminalística, para a continuidade das investigações.


Logo A Tribuna