Operação da Polícia Civil na Baixada e Vale resulta na prisão de 213 pessoas

Resultados da operação nos 24 municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira foram divulgados nesta quinta-feira (27)

Por: Eduardo Velozo Fuccia & Da Redação &  -  27/06/19  -  22:04
Maior apreensão de drogas da operação aconteceu em Guarujá
Maior apreensão de drogas da operação aconteceu em Guarujá   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Policiais civis saíram a campo na região e prenderam 213 adultos entre as 11h de quarta-feira (26) e o mesmo horário desta quinta-feira (27). Durante esse período, foram retirados de circulação cerca de 50 kg de drogas, 13 armas de fogo e 18 veículos de procedência criminosa ou suspeita.


Coordenada pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter-6) nos 24 municípios entre Bertioga e Barra do Turvo, a operação teve os seus resultados divulgados e comemorados pelo diretor do órgão, delegado Manoel Gatto Neto.


“Os elevados números de prisões e de apreensões de entorpecentes e armas diminuem os indicadores de criminalidade em geral, como furtos, roubos e homicídios. Eles também despertam na população a sensação de segurança”, declarou o chefe da Polícia Civil.


Das 213 pessoas recolhidas à cadeia, 45 foram autuadas em flagrante e 168 possuíam contra si mandados de prisão. Ainda houve a apreensão de 35 adolescentes e a detenção de 149 autores de infrações penais de menor potencial ofensivo. Estes foram liberados após a elaboração de termos circunstanciados (TCs).


Um dos procurados da Justiça foi localizado em São Paulo. Ele é acusado de matar um comerciante a tiro, durante roubo. O latrocínio aconteceu em Itanhaém, no último dia 2 de abril.


Outro procurado da Justiça é acusado de cometer feminicídio contra a mulher, em Itariri, no último dia 9. Dois dias após o crime, ele registrou o “desaparecimento” da vítima, cujo corpo foi achado às margens da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.


No ranking de apreensões de drogas, a maconha liderou, com 29,3 kg. Ela foi seguida pela cocaína (18,7 kg) e pelo crack (1,5 kg). Os policiais também recolheram 80 litros de lança-perfume e 29 comprimidos de ecstasy.


Guarujá


Na maior apreensão de drogas da operação, policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos localizaram um barraco na comunidade Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá.


Na moradia, havia 9,7 kg de maconha em tabletes, a granel e já embaladas em porções individuais para a venda a varejo. Ninguém foi preso, mas as investigações prosseguem para identificar e prender o dono do entorpecente.


Praia Grande


Outra equipe da DIG de Santos prendeu um homem em flagrante por tráfico em Praia Grande. Ele possuía drogas em casa e em um terreno a poucos metros de sua residência.


O imóvel e o terreno ficam na Rua Monte Serrat, no bairro Melvi. No segundo local, os entorpecentes estavam acondicionados em um tambor enterrado no solo. Ao todo, foram apreendidos 1,3 kg de maconha e 120 gramas de cocaína divididos em centenas de porções.


Droga estava dentro de tambor enterrado em um terreno em Praia Grande
Droga estava dentro de tambor enterrado em um terreno em Praia Grande   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Logo A Tribuna