Morador de São Vicente relata 'medo' ao descobrir corridas de aplicativo feitas com seus dados

Adriano Beltrão recebeu um e-mail que o parabenizava por uma corrida que ele não pediu

Por: Daniel Gois  -  29/08/21  -  08:15
 Morador descobriu corridas feitas com seus dados após receber e-mail
Morador descobriu corridas feitas com seus dados após receber e-mail   Foto: Reprodução/Unsplash e Arquivo pessoal/Adriano Beltrão

Um morador de São Vicente, no litoral de São Paulo, descobriu que outra pessoa solicitou ao menos três corridas por aplicativo usando seus dados. O zelador Adriano Andrey Nunes Beltrão, de 49 anos, estava na casa dos pais quando recebeu um e-mail que o parabenizava por ter concluído uma corrida, a qual ele não solicitou. O caso é investigado pela Polícia Civil.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Ao logar no aplicativo, Adriano Beltrão descobriu que três corridas foram realizadas com seus dados, entre os dias 20 e 21 de agosto. Em ambas, o pagamento foi feito em dinheiro.


Em conversa com A Tribuna, o morador da Vila São Jorge disse que, depois de um tempo, não conseguiu mais logar em sua conta, e também não recebeu novos e-mails da empresa. Ele teme que crimes sejam cometidos usando sua identidade.


"Foi um susto na hora, aí minha esposa decidiu tirar prints. Depois que perdi o acesso ao aplicativo, não veio mais nada no e-mail. Estou tenso, porque tem alguém se passando por mim. Tenho medo da pessoa cometer algum crime e me dar dor de cabeça com isso", desabafa.


Por ter moto própria, o morador de São Vicente não costuma solicitar corridas por aplicativo com frequência. Segundo ele, o último pedido que realmente fez foi no dia 30 de junho.


A esposa de Adriano, Tatiana Beltrão, explica que precisou redefinir a senha para ter acesso à conta do marido. No tempo em que esteve logada, ela conseguiu tirar capturas de tela das corridas solicitadas. Posteriormente, não conseguiu mais acessar a conta. Ela teme que os dados do marido sejam usados na prática de crimes contra motoristas.


"Eu tinha redefinido a senha, e a pessoa, como baixou o aplicativo com o CPF do meu marido, deve ter redefinido a senha e fez algo para bloquear. A pessoa está usando o CPF dele como passageiro e só paga no dinheiro. Mesmo com o boletim de ocorrência, se a pessoa cometer algum crime, vai nos dar dor de cabeça", relata Tatiana.


Corridas

Ao logar no aplicativo, o casal encontrou três trajetos que não solicitaram. O primeiro, entre as avenidas Prefeito José Monteiro e Marcolino Xavier Carvalho, em São Vicente, foi cancelado no último dia 20 (sexta-feira).


A segunda corrida foi realizada no sábado (21), entre as ruas Cidade de Santos e Manoel Simões Caseiro, também em São Vicente, com valor de R$ 11,40.


A terceira viagem ocorreu em Praia Grande, entre as ruas Uruguai e Paulo Setúbal, também no sábado (21), com preço de R$ 15,57.


 Depois de receber um e-mail, Adriano descobriu três corridas que não solicitou
Depois de receber um e-mail, Adriano descobriu três corridas que não solicitou   Foto: Arquivo pessoal/Adriano Beltrão

Perda de documentos

Adriano conta que, em maio deste ano, acabou perdendo sua carteira depois de frequentar uma padaria. O acessório continha documentos e cartões bancários. Na ocasião, um boletim de ocorrência por perda de documentos foi registrado.


Tatiana recorda que, na época, houve ao menos seis tentativas de uso dos cartões bancários, que já estavam bloqueados. Os documentos não foram recuperados, restando apenas a CNH digital.


Até o momento, não há indícios que os dois casos estejam interligados. Um novo boletim de ocorrência foi registrado, e o caso é investigado como estelionato pela Polícia Civil de São Vicente.


Resposta

Em nota, a 99 App disse que, por motivos de segurança, bloqueou o perfil do passageiro responsável pelas chamadas. A empresa lamentou o caso e informou que está apurando a situação.


"Esclarecemos que a segurança é uma prioridade. Investimos constantemente em tecnologia e ferramentas de proteção antes, durante e depois das viagens", diz o posicionamento.


Logo A Tribuna