Mongaguá tem 221 presos recapturados pela polícia após fuga de penitenciária

Polícia Militar age na busca de fugitivos de presídios do estado de São Paulo

Por: Por ATribuna.com.br  -  19/03/20  -  19:16
Mais de 3,5 kg de maconha foram encontradas junto a celulares dentro de um saco preto
Mais de 3,5 kg de maconha foram encontradas junto a celulares dentro de um saco preto   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) anunciou nesta quinta-feira (19) que 221 presos fugitivos foram recapturados e levados ao cárcere no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá. As unidades de Tremembé e Porto Feliz, interior de São Paulo, também tiveram evasão de presos e ato de insubordinação.


A fuga ocorreu na segunda-feira (16) e a situação foi controlada pelo Grupo de Intervenção Rápida da PM. Até as 8h desta quinta-feira (19), 720 presos de 1.375 fugitivos foram recapturados pela PM com apoio de agentes de segurança penitenciária, sendo 221 em Mongaguá, de 563 fugitivos; 120 em Tremembé, de 218 fugitivos; e 379 em Porto Feliz, de 594 fugitivos.


Todas as unidades abrigam apenas presos em regime semiaberto, que é o preso que tem a possibilidade de sair para trabalhar ou estudar durante o dia e retornar, e que por lei tem direito a cinco saídas temporárias por ano.


Saída temporária suspensa


A saída temporária dos presos foi suspensa, pois contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto que, retornando ao cárcere, teriam elevado potencial para instalar e propagar o coronavírus em uma população vulnerável, gerando riscos à saúde de servidores e de custodiados.


Logo A Tribuna