Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, é preso em Santos pela Polícia Federal

Ele foi detido no apartamento onde mora, no Boqueirão

Por: ATribuna.com.br  -  22/06/22  -  09:50
Atualizado em 22/06/22 - 15:30
Ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro foi preso em apartamento no Boqueirão, em Santos
Ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro foi preso em apartamento no Boqueirão, em Santos   Foto: Nina Barbosa/TV Tribuna e Divulgação/Agência Brasil

O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi preso em Santos na manhã desta quarta-feira (22), no apartamento onde mora, no Boqueirão. A prisão foi executada pela Polícia Federal (PF) como parte de uma operação que investiga tráfico de influência no ministério, quando ele comandava a pasta.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo informações da TV Tribuna, agentes da PF chegaram ao apartamento de Milton, na Rua Ângelo Guerra, por volta de 5h. Eles saíram de lá próximo das 7h30, já com o ex-ministro detido.


A prisão de Milton Ribeiro é uma das cinco determinadas pela 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal (DF). A operação também ocorre nos estados de São Paulo, Pará e Goiás. A Justiça também determinou 13 mandados de busca e apreensão.


Denominada como "Acesso Pago", a operação da PF apura a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de dinheiro do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Enquanto Milton Ribeiro era titular da pasta, os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura teriam intermediado a liberação de verbas, com suspeita de cobrança de propina, através de um gabinete paralelo.


Segundo a PF, com base em documentos, depoimentos e relatório final do inquérito, foram identificados possíveis indícios de prática criminosa na liberação de verbas públicas.


O crime de tráfico de influência tem pena prevista de dois a cinco anos de prisão. A PF também investiga os crimes de corrupção passiva, prevaricação e advocacia administrativa, com penas que podem variar de 2 a 12 anos, de 3 meses a 1 ano e de 1 a 3 meses, respectivamente.


Biografia

Nascido em São Vicente, Milton Ribeiro é pastor presbiteriano na cidade de Santos. Ele esteve no comando do MEC entre 16 de julho de 2020 e 28 de março de 2022.


Ribeiro foi o quarto ministro da Educação no governo de Jair Bolsonaro (PL). Antes, Ricardo Vélez Rodriguez, Abraham Weintraub e Carlos Alberto Decotelli comandaram a pasta. Atualmente, Victor Godoy é o titular do MEC.


Em dezembro de 2020, Milton Ribeiro recebeu o título de Cidadão Santista, entregue pela Câmara Municipal de Santos.


Logo A Tribuna