Homem é preso por manter mulher e dois filhos acorrentados em casa por quase 20 anos; veja as fotos

Imagens mostram situação degradante em ambiente sem ventilação e luz

Por: ATribuna.com.br  -  29/07/22  -  21:05
Samu foi acionado para resgatar vítimas, que estavam desnutridas
Samu foi acionado para resgatar vítimas, que estavam desnutridas   Foto: Reprodução

Luiz Antônio Santos Silva, conhecido como DJ, de aproximadamente 50 anos, foi preso, nesta quinta-feira (28), por manter a mulher e o casal de filhos, de 19 e 22 anos, acorrentados dentro de casa. Eles viviam sem ver a luz do sol, trancados em um cômodo há cerca de 17 anos. Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar ao local, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.


O local tinha as janelas trancadas com cadeados
O local tinha as janelas trancadas com cadeados   Foto: Divulgação

Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


As vítimas foram levadas ao atendimento médico, em virtude de terem sido encontradas com desidratação grave e desnutrição. Após ser libertada, a mulher relatou aos policiais estar sentindo dores nos olhos, por não estarem acostumados com a luz do sol há tantos anos.


Luiz Antônio Santos Silva, conhecido como DJ
Luiz Antônio Santos Silva, conhecido como DJ   Foto: Reprodução

Segundo o capitão da PM William Oliveira, que atendeu à ocorrência, água e comida foram oferecidos de imediato a eles. Ela relatou ao policial que não poderia comer nada sem a autorização do homem.


Mesmo tranquilizada quanto ao fato de ele já estar preso, ela não aceitou comer ou beber. No local onde os três eram mantidos prisioneiros, a estrutura era completamente insalubre. Não havia revestimento nas paredes, o chão era de concreto batido e não havia água encanada. A água que existia era turva e estava em garrafas pet.


O local onde eles eram mantidos era úmido e tinha mau cheiro
O local onde eles eram mantidos era úmido e tinha mau cheiro   Foto: Divulgação

No cômodo onde dormiam havia apenas colchões sujos sem lençol, umidade e um forte mal cheiro, por não existir circulação de ar. Todas as janelas estavam fechadas com cadeados.


Segundo a polícia, os dois filhos do casal têm aparência de crianças, devido à desnutrição, e não falaram nada durante a ação. Eles foram encontrados sujos e amarrados. Eles estavam agitados e apenas se debatiam.


O criminoso
Segundo relatos da polícia, o criminoso que mantinha a família presa, saía pela manhã, trancava a casa, e retornava ao anoitecer. Ele alegou que não fez nada de errado, que os filhos são doentes mentais e precisam estar presos.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e as vítimas foram levadas ao Hospital Municipal Rocha Faria. Os três estão recebendo tratamento e acompanhamento dos serviços social e saúde mental.


O homem está preso, autuado em flagrante pelos crimes de tortura, cárcere privado e maus-tratos. A Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) segue investigando o caso.


Uma denúncia anônima levou a polícia até o local onde eles estavam mantidos em cárcere privado
Uma denúncia anônima levou a polícia até o local onde eles estavam mantidos em cárcere privado   Foto: Divulgação

*com informações de extra


Logo A Tribuna