Homem é afastado de casa após ameaçar mulher, ateia fogo no próprio corpo e morre em Santos

Vanderlei Dias do Nascimento foi denunciado pela mulher, com quem vivia há 27 anos e teve seis filhos. Ele teve 95% do corpo queimado

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  19/08/20  -  14:44
Gestores das unidades cobram, há anos, correção nos repasses federais
Gestores das unidades cobram, há anos, correção nos repasses federais   Foto: Alexsander Ferraz

O Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher, está marcado com uma tragédia na região. Após um homem ofender e ameaçar de morte a companheira com quem vivia há 27 anos e teve seis filhos, a Justiça determinou o seu afastamento do lar. Inconformado com esta medida protetiva, prevista na Lei Maria da Penha, ele despejou gasolina sobre o próprio corpo, ateou fogo e morreu quatro dias depois.


Vanderlei Dias do Nascimento, de 53 anos, foi denunciado no último dia 8 pela mulher, da mesma idade, na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Peruíbe. Segundo ela, nesta data, o marido a ofendeu e disse que a mataria, se não saísse da moradia em uma semana. Ele também prometeu colocar fogo na residência do casal. Com medo de o companheiro cumprir as ameaças, a vítima foi para a casa de uma filha.


Na quarta-feira da semana passada (12), acompanhado de dois policiais civis, um oficial de justiça foi à casa de Vanderlei. O homem não estava, mas chegou momentos depois, sendo-lhe lido o teor de decisão judicial que determinou o seu afastamento do lar. O acusado demonstrou aceitação à ordem e disse que precisava entrar na residência para retirar os seus pertencentes.


Logo após, gritos foram ouvidos. Havia “labaredas” no corpo de Vanderlei, conforme narraram os policiais e o oficial de justiça. Eles debelaram as chamas e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O homem foi socorrido em estado gravíssimo. Com 95% do corpo queimado, ele não resistiu e morreu na Santa Casa de Santos, no último domingo (16).


Logo A Tribuna