Furto de fios em Santos deixa 5 estabelecimentos sem energia durante lockdown: 'Indignação'

Crime aconteceu na noite de domingo (28), por volta das 23h30, horário em que há restrição de circulação de pessoas durante o período

Por: Daniel Gois  -  31/03/21  -  22:08
Conjunto sofre furto de cabos pela segunda vez em menos de seis meses
Conjunto sofre furto de cabos pela segunda vez em menos de seis meses   Foto: Arquivo pessoal

Um furto de fios de energia elétrica em Santos deixou cinco estabelecimentos de um conjunto comercial sem luz. O crime aconteceu na noite de domingo (28), por volta das 23h30, horário em que a circulacão de pessoas tem sido restringida em razão do lockdown adotado para conter a Covid-19.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O empresário Adriano Maia de Carvalho, que trabalha em uma assistência técnica de aquecedores para água e gás e ar-condicionados, foi um dos afetados. Ele, que tem trabalhado de portas fechadas durante o período, conta que foram levados entre 8 e 10 metros de cabo do principal poste que fornece energia para o conjunto, localizado na Rua Silva Jardim, na Vila Mathias.


"Estamos impedidos de sair de casa a partir das 20h, por conta do lockdown. Às 23h30, o cara subiu no poste, cortou os cabos, desceu e saiu pela rua com quatro cabos, de 2 metros cada um. Fica essa indignação", desabafa o empresário, que presta assistência técnica para hospitais e residências.


Não é a primeira vez que o conjunto comercial sofre este tipo de crime. Carvalho recorda que, em outubro do ano passado, os cabos de rede elétrica da rua também foram cortados, afetando as quatro lojas e o depósito que fazem parte do conjunto.


Empresário percebeu o furto dos fios na manhã desta segunda (29) e acionou a Polícia Militar
Empresário percebeu o furto dos fios na manhã desta segunda (29) e acionou a Polícia Militar   Foto: Arquivo pessoal

"A gente já está com grande dificuldade para trabalhar, devido a pandemia. Entendemos e respeitamos isso. 95% do meu público é cliente residencial. Na primeira semana, as reservas que a empresa tinha supriram as contas. Na segunda semana, já estou assustado. Comecei a ficar preocupado. Não tenho nenhum serviço agendado. Está difícil de se manter", desabafa.


Professor e um dos sócios de uma academia que faz parte do conjunto, Leonardo Toledo Batista não tem recebido clientes durante o lockdown, atuando apenas com aulas online. Ele iria gravar exercícios no local nesta segunda (29), data posterior ao crime.


"Fica bem difícil, porque é um desgaste para as lojas e para o serviço. Tivemos que nos adaptar em relação às aulas online, porque as vezes utilizo o espaço para fazer a transmissão ao vivo", explica Batista.


Resposta


A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) disse, em nota, que recebeu uma solicitação de serviço no endereço mencionado e enviou equipe para realizar a vistoria e manutenção necessária.


Já a prefeitura de Santos dise que a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza rondas por 24h em todas as regiões da cidade, e que irá intensificar o patrulhamento nas imediaçÕes citadas para coibir atos ilícitos.


Um boletim de ocorrência será registrado para investigação do caso.


Logo A Tribuna