Fiscalização de comércio vira briga generalizada em Praia Grande; VÍDEO

Confusão envolveu comerciantes, guardas municipais e fiscais da Prefeitura

Por: ATribuna.com.br  -  11/07/22  -  07:30
Atualizado em 11/07/22 - 07:33
Confusão entre comerciantes e guardas ocorreu em Praia Grande, neste sábado (9)
Confusão entre comerciantes e guardas ocorreu em Praia Grande, neste sábado (9)   Foto: Reprodução

Comerciantes de Praia Grande, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e fiscais da Secretaria de Urbanismo da Cidade se envolveram em uma confusão no último sábado (9), na Avenida Presidente Costa e Silva, no Boqueirão. Segundo a Prefeitura, durante o bate-boca, os agentes receberam xingamentos e frases racistas. (Veja a confusão no vídeo mais abaixo)


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


As equipes foram ao local em função de denúncias de comércio clandestino, diz a Prefeitura. De acordo com a Administração, um dos vendedores ambulantes, sem licença, confrontou os agentes, enquanto uma mulher "usou palavras racistas e desrespeitosas".


Vídeos obtidos por A Tribuna mostram a discussão entre ambulantes e os guardas municipais, bem como outras pessoas acompanhando a movimentação.


Em meio às ameaças de agressões físicas, os agentes da GCM usaram spray de pimenta para conter os infratores. O caso foi registrado pela Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande.



Desacato

Em nota, a Prefeitura disse que "ações de desordem e desacato a servidores públicos continuarão a não ser aceitas" no município.


A Administração ressalta que são feitas ações para garantir a geração de renda aos munícipes e manter a qualidade dos serviços e produtos vendidos. "As ações visam defender os direitos dos comerciantes devidamente licenciados na cidade. A Guarda Civil Municipal age sempre com respeito a todos e pede que também seja respeitada no exercício de suas funções".


Licenças

Ainda de acordo com a Prefeitura, desde janeiro de 2021, foram autorizadas cerca de mil novas licenças temporárias gratuitas para vendedores ambulantes. O objetivo é oferecer um "meio de geração de renda para parte da população que sofreu com os impactos da pandemia".


Logo A Tribuna