Estupros e homicídios tiveram alta na Baixada Santista em outubro

Polícia Militar aposta na Operação Verão para combater crimes e manter a queda dos indicadores

Por: ATribuna.com.br  -  27/11/21  -  15:49
A corporação deve fazer, a partir do próximo mês, a Operação Verão para manter os índices baixos e reduzir os crimes que aumentaram
A corporação deve fazer, a partir do próximo mês, a Operação Verão para manter os índices baixos e reduzir os crimes que aumentaram   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Baixada Santista terminou o mês de outubro com alta de 30% em ocorrências de estupro e de 7,69% no número de homicídios, em comparação ao mesmo período de 2020. Em contrapartida, oslatrocínios, roubos e furtos em geral apresentaram queda, segundo informado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Pensando no combate aos crimes e na queda dos índices, o Comando de Policiamento do Interior Seis (CPI-6 Santos), responsável pela segurança na região, fará, a partir de dezembro, a Operação Verão para reforçar a quantidade de agentes nas ruas da região.


Em outubro deste ano, foram registrados 65 estupros na região. São 15 casos a mais do que o apurado no mesmo período do ano passado.


Em relação aos casos de homicídios dolosos (quando há intenção de matar), o aumento foi de 7,69%. Em números, outubro de 2021 teve um caso a mais, registrou 14, ante 13 mortes no mesmo período do ano anterior.


O setor de Comunicação Social do CPI-6 Santos informou à Reportagem que "atua de forma integrada e sistêmica, através dos programas de policiamento preventivo e ostensivo".


A PM disse contar, ainda, com operações policiais para manter a redução dos indicadores, mesmo com com a previsão de aumento no fluxo de turistas na Baixada Santista.


Em queda
O número de latrocínios (roubo seguido de morte) caiu, durante o período analisado. Em 2020, foram registradas duas vítimas e, agora, há registro de uma ocorrência.


A PM espera que o reforço se mantenha entre a segunda dezena de dezembro e a primeira semana de março de 2022.


Roubos e furtos
Os roubos e furtos em geral recuaram no décimo mês deste ano, em comparação com outubro de 2020. O primeiro reduziu 25,3%, passando de 998 para 746. O segundo caiu de 2.563 para 2.535 – redução de 1,1%.


A tendência se estendeu para os roubos de veículos, que tiveram queda de 23,4% - passou de 64 para 49. O menor número da série histórica.


"Considerando a retomada das atividades econômicas e do turismo, a Polícia Militar, por mais um ano, irá desencadear a Operação Verão, que contará com o reforço policial humano e material das mais diversas regiões do Estado", informa a corporação.


Logo A Tribuna