Câmeras flagram homem furtando portão de uma residência no Jabaquara em Santos

Moradores afirmam que ocorrências são frequentes no bairro

Por: ATribuna.com.br  -  05/05/21  -  08:58
 Segundo moradores, os furtos acontecem com frequência
Segundo moradores, os furtos acontecem com frequência   Foto: ATribuna.com.br

Um homem foi flagrado furtando o portão de uma residência na madrugada desta terça-feira (4), em Santos. Câmeras de monitoramento flagraram o momento e as imagens revoltaram internautas. O crime aconteceu na Av. Doutor Waldemar Leão com a Av. Rangel Pestana.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo moradores, os furtos acontecem com frequência. Inclusive, uma ocorrência parecida aconteceu no mesmo bairro na semana anterior, quando dois portões do mesmo imóvel foram levados.


Ainda de acordo com os munícipes, os crimes acontecem durante as madrugadas. A suspeita dos moradores é de que os furtos sejam realizados por pessoas em situação de rua. "Aqui perto tem lugar onde eles compram as drogas", relata um munícipe que prefere não se identificar.


"A gente reclama da falta de segurança, porque de madrugada eles fazem a festa. Temos que ficar sempre atentos", finaliza o morador.


Procurada pela reportagem de ATribuna.com.br, a prefeitura de Santos emitiu uma nota de posicionamento sobre o caso. Confira na íntegra:


A Prefeitura esclarece que o combate e investigação de crimes (roubos, furtos etc.) são de responsabilidade das autoridades policiais, que têm o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) sempre que solicitado. A Polícia Militar pode ser acionada pelo 190. A GCM também faz rondas em toda a Cidade. A população também pode denunciar irregularidades pelo telefone 153. A Administração ressalta, ainda, que os investimentos promovidos pelo Município têm contribuído para a melhoria dos indicadores de segurança. Em 2012, Santos contava com 166 câmeras e, agora, em 2021, conta com quase 10 vezes mais (1.533 câmeras).


Seis importantes indicadores de criminalidade em Santos apresentaram redução em 2020, na comparação com o ano anterior (2019): de homicídio doloso (-45%), estupro (-6%), roubo (-30,96%), roubo de veículo (-36,09%), furto (-22,04%) e furto de veículo (-33,73%).


Com relação às pessoas em situação de rua, a região também está inserida no roteiro da equipe de abordagem social, que oferta às pessoas em situação de rua orientações e encaminhamento aos serviços públicos.


A equipe de abordagem pode ser acionada a qualquer momento através do telefone 153 (24h/dia). O atendimento será ofertado àqueles que de forma voluntária desejarem acesso aos serviços municipais. Informações como nome, idade, descrição física e local exato onde a pessoa se encontra são muito importantes na hora de ligar.


Logo A Tribuna