Ucrânia rejeita proposta da Rússia de se render em Mariupol em troca de passagem

As tentativas anteriores para permitir que os moradores evacuassem cidades ucranianas falharam

Por: Estadão Conteúdo  -  21/03/22  -  11:16
A invasão russa completa, hoje (16), 21 dias
A invasão russa completa, hoje (16), 21 dias   Foto: Unsplash

A Ucrânia rejeitou a oferta da Rússia de depor suas armas na manhã da segunda-feira, 21, em troca de uma passagem segura para fora da cidade de Mariupol. A exigência russa veio horas depois de autoridades ucranianas afirmarem que forças de Moscou bombardearem uma escola de artes que abrigava cerca de 400 pessoas.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!

As forças russas permitiriam dois corredores para fora da cidade costeira, indo para leste em direção à Rússia ou oeste para outras partes da Ucrânia, disse o coronel russo Mikhail Mizintsev. Mas a vice-premiê da Ucrânia, Irina Vereshchuk, disse não.


"Não se pode falar em rendição, deposição de armas. Já informamos o lado russo sobre isso", disse ela ao canal de notícias Ukrainian Pravda. "Escrevi: 'Em vez de perder tempo com oito páginas de cartas, basta abrir o corredor humanitário'".


As tentativas anteriores para permitir que os moradores evacuassem Mariupol e outras cidades ucranianas falharam ou foram apenas parcialmente bem-sucedidas, com os bombardeios continuando enquanto os civis tentavam fugir.


Logo A Tribuna