Ucrânia: Autoridades afirmam retomada de cidade a 20 quilômetros de Kiev

Segundo o prefeito de Brovary, forças ucranianas começarão a trabalhar para retirar soldados russos ainda presentes

Por: Estadão Conteúdo  -  02/04/22  -  11:51
Autoridades afirmam retomada de cidade a 20 quilômetros de Kiev
Autoridades afirmam retomada de cidade a 20 quilômetros de Kiev   Foto: Reprodução

Autoridades ucranianas afirmam que forças do país retomaram a cidade de Brovary, localizada 20 quilômetros ao leste da capital Kiev. Em discurso televisionado na noite de sexta-feira, o prefeito de Brovary disse que "ocupantes russos deixaram praticamente todo a cidade de Brovary".


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O prefeito acrescentou que as forças ucranianas começarão a trabalhar para retirar soldados russos ainda presentes na região, bem como equipamentos militares e, possivelmente, minas. Ele disse que muitos moradores de Brovary já tinham retornado à cidade e que lojas e negócios vinham sendo reabertos.


Na sexta-feira, o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, afirmou que as cidades satélites a noroeste de Kiev estavam sendo alvejadas depois que combatentes ucranianos reagiram a tropas russas.


Sobre o suposto ataque ucraniano a um depósito de combustível russo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se negou a fazer comentários durante entrevista à emissora Fox News. Zelensky disse que não discute qualquer ordem dada como comandante-chefe. Ontem, o secretário do Conselho de Segurança Nacional da Ucrânia negou alegações de Moscou de que dois helicópteros ucranianos atingiram a cidade de Belgorod, ao norte da fronteira, na madrugada de sexta-feira.


O governador regional de Belgorod disse que dois trabalhadores do depósito ficaram feridos, mas a imprensa russa circulou uma declaração da estatal petrolífera Rosneft negando que alguém tenha se machucado. Se a afirmação de Moscou for confirmada, será o primeiro ataque conhecido da guerra em que aeronaves ucranianas tenham entrado no espaço aéreo russo.


Logo A Tribuna