Rússia promete reduzir 'fundamentalmente' ações militares nos arredores de Kiev

Os militares da Ucrânia disseram que notaram recuos russos nos arredores das cidades

Por: Estadão Conteúdo  -  29/03/22  -  10:28
Rússia promete reduzir 'fundamentalmente' ações militares nos arredores de Kiev
Rússia promete reduzir 'fundamentalmente' ações militares nos arredores de Kiev   Foto: Unsplash

Os militares da Rússia informaram nesta terça-feira, 29, que reduzirão "fundamentalmente" as operações perto da capital da Ucrânia, Kiev, e de Chernigov, no norte do país. O vice-ministro da Defesa russo, Alexander Fomin, disse que a medida visa "aumentar a confiança" nas negociações destinadas a encerrar os combates, enquanto representantes dos dois lados se encontram presencialmente na Turquia. Nos últimos dias, tropas russas têm enfrentado dificuldades para fazer avanços.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!

Fomin disse que Moscou decidiu "fundamentalmente (...) reduzir a atividade militar na direção de Kiev e Chernigov" para "aumentar a confiança mútua e criar condições para novas negociações".


Os militares da Ucrânia disseram que notaram recuos russos nos arredores das duas cidades, embora o Pentágono, dos Estados Unidos, tenha dito que não poderia corroborar os relatos.


Um assessor do presidente ucraniano,Volodymyr Zelensky, afirmou que a reunião em Istambul foi focada em garantir um cessar-fogo e garantias para a segurança da Ucrânia - questões que estiveram no centro de negociações anteriores malsucedidas.


Logo A Tribuna