Vacinação contra gripe é prorrogada e cidades do litoral de SP ampliam faixa etária

A campanha de vacinação em todo território nacional se estendeu para até o dia 24, junto com a de sarampo

Por: Gabriel Fomm  -  03/06/22  -  21:39
Atualizado em 04/06/22 - 13:47
O imunizante contra a Influenza age de forma trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe, sendo eles o H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin.
O imunizante contra a Influenza age de forma trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe, sendo eles o H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin.   Foto: Susan Hortas/Prefeitura de Santos

O Ministério da Saúde prorrogou até dia 24 de junho a campanha nacional de vacinação contra a gripe e o sarampo. A iniciativa terminaria nesta sexta-feira (3), mas o Governo estendeu o prazo devido à necessidade de aumentar a cobertura vacinal da população.



Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Na Baixada Santista, houve cidades que ampliaram o público-alvo para a imunização, antes destinada a idosos e crianças entre 6 meses e 5 anos. É o caso de Bertioga, que começou a aplicar doses em pessoas acima de 40 anos. A imunização ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs), das 9 às 16 horas.


Em Cubatão, pessoas a partir de 50 anos podem se imunizar contra a gripe nas unidades de saúde com salas de vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas. Já foram vacinadas 13.369 pessoas na Cidade.


São Vicente informou que está vacinando contra a gripe pessoas acima de 55 anos. As 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão aplicando os imunizantes, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 15h30. Também há um posto móvel de vacinação no Brisamar Shopping, no Centro, mantido de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas, e aos sábados, das 10 às 18 horas. A Cidade já vacinou 41.748 moradores.


Somente idosos
Itanhaém continua a vacinação de moradores com mais de 60 anos. Segundo a Prefeitura, não há prazo de encerramento devido à baixa adesão à campanha: 21.351 pessoas, ou 44,30% do público-alvo.


Em Praia Grande, 34,80% das crianças e 47,52% dos idosos se vacinaram, com 39.777 doses aplicadas. Segundo a Prefeitura, a campanha ocorre nas unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, para idosos.


Nas policlínicas de Santos, quem tem 60 anos ou mais pode se vacinar contra a Influenza. É necessário levar documento com foto e comprovante de residência, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Segundo a Prefeitura, 54.533 pessoas foram vacinadas (34,7% do público-alvo).


Com 39,4 mil doses do imunizante aplicadas, Guarujá ampliou vacinação para as pessoas a partir de 50 anos. O público pode ir às Usafas das 9 às 15 horas.


Peruíbe imuniza os idosos nas unidades Caraguava, Centro, Ribamar, Trevo e Veneza, das 9 às 15 horas, e nos postos volantes nas demais unidades, conforme a programação local.


Mongaguá manteve o esquema vacinal do Ministério da Saúde, mas não informou locais.


Casos específicos
Além do esquema vacinal próprio de cada cidade em relação às faixas etárias, todas vacinam trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com deficiência (PCDs) e comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional e população encarcerada.


A vacina disponível imuniza contra três tipos de vírus de gripe: o H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin.


Logo A Tribuna