Santos tem mais de 6,6 mil pedidos de abertura de empresas em um ano

Número registrado ano passado é 38% superior às 4,8 mil solicitações de 2020

Por: Júnior Batista  -  15/03/22  -  07:02
Atualizado em 15/03/22 - 13:02
Foram 6.687 solicitações de janeiro a dezembro do ano passado, contra os 4.852 registrados no período anterior
Foram 6.687 solicitações de janeiro a dezembro do ano passado, contra os 4.852 registrados no período anterior   Foto: Matheus Tage/AT

Santos registrou aumento de 38% nos pedidos de abertura de empresa (alvará) no ano passado, na comparação com 2020. Foram 6.687 solicitações de janeiro a dezembro do ano passado, contra os 4.852 registrados no período anterior. Os dados são da Sala do Empreendedor Santista, serviço que orienta quem deseja abrir uma empresa na Cidade, vinculado à Secretaria de Finanças (Sefin), da Prefeitura.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


De acordo com o secretário de Finanças, Adriano Leocádio, os pedidos referem-se, em sua maioria, ao setor de serviços, principalmente empresas ligadas ao Porto. “É um número significativo e mostra que a recuperação da economia, principalmente no Estado de São Paulo, reflete na Baixada Santista, em especial na atividade portuária”.


Dos mais de 6,6 mil requerimentos, 3.222 são para empresas de pequeno porte (EPP) e 3.011 de microempreendedores individuais (MEIs). A somatória dos dois grupos corresponde a 93% do total. As demais solicitações foram de profissionais liberais (267), autônomos (53), associações (39), condomínios (51) e sociedades anônimas (44).


“São aqueles profissionais autônomos que buscaram se formalizar, o que é muito positivo e acompanha a onda de pejotização (pessoa jurídica) dos últimos anos. Além disso, há muitos profissionais do comércio, o que também é muito importante para a economia santista”, diz Leocádio. Outro ponto destacado pelo secretário é o número de sociedades anônimas, que saltou de 31 em 2020 para 44 no ano passado. “São de maioria na atividade portuária também, mas muito significativas, porque geram bem mais empregos”, observa.


Sala do empreendedor

Criada em 2014 pela Prefeitura, a Sala do Empreendedor já registrou quase 39 mil aberturas de empresas em seus oito anos de operação, com média anual de 4,8 mil solicitações.


Além da abertura de uma empresa, a Sala do Empreendedor também trata da alteração de atividade econômica e transferência de endereço, entre outras opções.


“É um balcão único de atendimento, desde a entrada de documentos até o despacho decisório das empresas com atividades de baixo risco”, afirma a chefe da Sala do Empreendedor Santista, Walquíria Gonzalez.


Segundo Leocádio, entre os principais benefícios da sala está a desburocratização. “Hoje, são em média três dias para o processo desse tipo de empresa (de baixo risco) ser concluído”.


Ele afirma que, durante a pandemia, o serviço se manteve, ainda que de forma on-line. Assim, foi possível incrementar o crescimento no número de empresários na Cidade, conforme Leocádio.


Serviço

Os interessados podem acessar o portal da Sala do Empreendedor (www.santos.sp.gov.br/saladoempreendedor).

O endereço é Rua General Câmara, 30, Centro. Telefone: 3201-5283. Há ainda o WhatsApp (13) 99153-3616 e o e-mail empreendedorsantista@santos.sp.gov.br.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna