Saiba quais setores devem apresentar melhora econômica com o início de 2022

Animais, viagens, logística e outros são apontados pelo Sebrae como promissores

Por: Júnior Batista  -  02/01/22  -  19:31
Dificuldade para viagem internacional amplia demanda por turismo nacional e gera negócios de serviços
Dificuldade para viagem internacional amplia demanda por turismo nacional e gera negócios de serviços   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Algumas atividades devem demonstrar sinais de recuperação com o inicio do ano, e se tornarem boas oportunidades de negócios. Com retorno das pessoas às ruas sem restrição de circulação, alguns segmentos que tinham sido fortemente afetados na pandemia – como os pequenos negócios de alimentação fora do lar – podem ter novo fôlego durante 2022.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“Há de se destacar também a perspectiva de retomada do turismo, com destaque para destinos nacionais, que estão se beneficiando com a demanda reprimida por viagens, bem como condições menos favoráveis para o turismo internacional (câmbio, variante do coronavírus Ômicron)”, afirma o gerente de Competitividade do Sebrae, Cesar Rissete.


Dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) apontam que o mercado doméstico apresentou, em outubro, uma recuperação de demanda próxima aos níveis pré-pandemia (84% se recuperaram), com previsão de retorno total da demanda nacional em 2022, o que corrobora para tamanha expectativa do setor.


A logística é um outro segmento que pode ter um bom mercado em 2022, muito por conta das deficiências que ainda apresenta, de acordo com Rissete. “É uma atividade que presta serviços para todos os demais. Quase toda empresa depende de algum processo de logística e o empreendedor pode conseguir identificar oportunidades aqui”, diz ele.


No portal do Sebrae, segundo ele, tem sido grande a procura por informações sobre como abrir empresas nesse setor.


Entre as atividades ligadas às mudanças no perfil do consumidor brasileiro estão aquelas voltadas para a população com mais idade. Com a crescente proporção de idosos na população foram criados nichos com oportunidades específicas em áreas como saúde e bem-estar, atividades físicas, turismo e serviços em geral, de acordo com os analistas.


Na região, eles ressaltam que essa tendência é reforçada, porque as cidades possuem muitos idosos – em Santos, há a maior população acima dos 60 anos: 22,26%, segundo dados de 2019.


Animais domésticos
Outra tendência são os negócios associados aos animais domésticos. O mercado de pets já conta com grandes empresários de varejo, mas também oferece muitas possibilidades para as pequenas empresas de higiene e de embelezamento, alojamento e treinamento de bichos de estimação.


“Esse é outro segmento que tem sido bastante procurado no portal do Sebrae”, conclui Rissete.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna