Pix se torna opção para receber a restituição do Imposto de Renda

A novidade estará disponível para quem for declarar o IR e tiver o CPF como a chave escolhida

Por: Júnior Batista  -  07/03/22  -  12:00
Atualizado em 07/03/22 - 22:19
Contribuinte que tiver direito a restituição de Imposto de Renda pode receber através de Pix
Contribuinte que tiver direito a restituição de Imposto de Renda pode receber através de Pix   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Neste ano será possível receber a restituição do Imposto de Renda por Pix, desde que a chave seja o CPF do titular da declaração. E-mails, telefones ou chaves aleatórias não podem ser usados. Também será possível pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) com Pix se houver imposto a quitar.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A Receita Federal ainda ampliou os campos de preenchimento de dados nas fichas de Dependentes e Alimentandos. O contribuinte poderá informar, de forma opcional, se o dependente mora ou não com ele.


Outra alteração no programa em relação ao ano passado será na ficha de Bens e Direitos. A Receita decidiu criar nove grupos de bens, como imóveis, móveis, aplicações e investimentos, e criptoativos.


Ao escolher o grupo de bens, o contribuinte terá códigos mais específicos. Por exemplo, ao escolher o grupo móvel, haverá códigos específicos para carro, moto ou caminhão.


Nos investimentos, a Receita Federal decidiu unificar a informação da aplicação financeira com seu respectivo rendimento. Até o ano passado, o contribuinte declarava na ficha Bens e Direitos o investimento e o respectivo saldo no final do ano. Já o rendimento tinha que ser informado na ficha de isentos ou sujeitos à tributação exclusiva, dependendo do tipo da aplicação.


Logo A Tribuna