Onde Investir: Tesouro com juro alto

A subida da Selic atrai as atenções para o Tesouro Direto

Por: Marcelo Santos  -  30/10/21  -  14:10
  Foto: Divulgação

A subida da Selic atrai as atenções para o Tesouro Direto. O título prefixado para vencimento em 2024 e 2026 rende 12% ao ano, o equivalente a 0,95% ao mês – a poupança paga 0,35%. Já os papéis IPCA oferecem ao redor de 5,5% mais inflação (vence em 2026, 2035, 2040, 2045 ou 2055).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Mas uma visita à página de títulos do Tesouro é de assustar, com rentabilidades negativas de até 32%. Caso já tenha investido no Tesouro, não se preocupe se sua intenção é resgatar só no vencimento – a taxa prometida na hora da compra está garantida. Porém, se for vender antes terá que se sujeitar aos juros do momento. Como a Selic está em alta, puxando a rentabilidade dos novos títulos, os anteriores se desvalorizam.


Cada papel tem um preço de compra – se os mais novos pagam mais juros que os antigos, estes perdem valor na marcação a mercado (fase de venda antes do vencimento). Se no próximo ano a Selic começar a cair porque a inflação se arrefeceu, os futuros títulos do Tesouro também pagarão menos. Neste caso, ocorrerá o inverso – os papéis mais antigos se valorizam na marcação a mercado porque terão taxas de vencimento mais altas. Mas se for vender só no prazo final (no ano que dá nome ao título), não se preocupe com isso.


No caso do Tesouro Selic, as condições são diferentes. Esse papel vai pagar a Selic do momento mais uma taxinha (por volta de 0,3% ao ano) – se resgatar antes do vencimento, receberá assim mesmo a Selic. Há períodos raros em que o Tesouro Selic se desvaloriza, como no ano passado, devido à pandemia, uma situação excepcional.


O Tesouro tem três tipos de títulos. O Prefixado define na hora da compra a taxa que será paga no vencimento, enquanto o Tesouro IPCA paga taxa prefixada mais inflação. Os dois papéis, se resgatados antes do vencimento, podem dar prejuízo ou lucro elevado. Já o Tesouro Selic é para reserva de emergência e alternativo à caderneta. Porém, pode ser vantajoso, ao invés do Selic, um fundo DI, pois não terá a taxa de custódia da B3 (bolsa), de 0,2%.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna