Onde investir: Com juros semestrais

O Tesouro Direto tem 11 papéis disponíveis para investimento, cada um com uma data de vencimento diferente

Por: Marcelo Santos  -  24/07/21  -  20:28
 Basta investir nos títulos sem juros semestrais, ganhando juros sobre juros ao longo do tempo
Basta investir nos títulos sem juros semestrais, ganhando juros sobre juros ao longo do tempo   Foto: Gilly/Unsplash

Entre os vários investimentos disponíveis, há aqueles que privilegiam o aumento de capital, que é a bolada que se terá daqui alguns anos, ou a renda – recursos que se conquista de imediato como uma remuneração. Neste segundo caso estão as ações que pagam mais dividendos, como Vale, bancos e elétricas. Há ainda os fundos imobiliários, que remuneram todo mês como participação no lucro com aluguéis. Uma outra opção é investir no Tesouro Direto, mas nos títulos que pagam juros semestrais.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Como o nome indica, esses títulos, que podem ser o Prefixado (LTN) ou IPCA (NTN-B), a cada semestre vai pagar uma parte dos juros. Como pagam antes uma remuneração, a bolada que será resgatada lá no vencimento será menor, obviamente, do que os títulos sem juros semestrais (se ouvir a expressão “pagam cupom semestral”, trata-se desse juro antecipado).


O Tesouro com juros semestrais é bom para quem quer uma remuneração extra durante o ano, reforçando seu salário ou outra forma de sustento. Inclusive, se você combinar papéis com datas diferentes de pagamento desses cupons, terá um dinheiro mais do que apenas duas vezes por ano. Esses valores caem automaticamente na sua conta na corretora.


Neste caso, não vale a pena reinvesti-los em Tesouro, mas em outros investimentos que pagam melhores taxas. Isso porque esses juros semestrais já virão com desconto de Imposto de Renda (22,5% no primeiro semestre, caindo ao longo dos próximos semestres conforme a tabela regressiva do IR ). Basta investir nos títulos sem juros semestrais, ganhando juros sobre juros ao longo do tempo.


O Tesouro Direto tem 11 papéis disponíveis para investimento, cada um com uma data de vencimento diferente. Para efeito de comparação, o IPCA 2040 com juros semestrais paga, além da inflação do período, 4,16% de juros ao ano, enquanto o IPCA 2035 sem semestrais está com 4,07%, bem parecido apesar do prazo inferior. A parte que será antecipada do IPCA é de 2,95%, percentual pré-definido pelo Tesouro.


Ações imobiliárias

O Imob, índice que reúne as ações do setor imobiliário na bolsa, perdeu 9% desde janeiro. Além de construtoras, o Imob tem shoppings, imobiliária e incorporadora de galpões. São empresas que sofreram na pandemia e que têm potencial para a retomada.


Ouro menos reluzente

Por ser reserva de valor nasincertezas, o ouro estava há um ano em quase US$ 2 mil a onça-troy, mas as vacinas e a alta dos juros reduzirama atratividade do metal, que osciladesde janeiro – cai 3,17% desde janeiro, mas sobe 1,19% em um mês.


A vice-líder ether

O ether, depois do bitcoin a criptomoeda mais negociada, segue a líder e continua em baixa. Em um ano sobe 640%, mas nos últimos três meses perde 17%. Para analistas, o ether continua viável, mas devido à volatilidade invista apenas o que não vai precisar nos próximos anos.


Logo A Tribuna