Mondial compra a Sony em Manaus, e contrata mais de 400 funcionários

Empresa também informou que vai começar a fabricar televisões, micro-ondas e ar-condicionado

Por: De Estadão Conteúdo  -  06/12/20  -  04:33
Atualizado em 06/12/20 - 04:44
A Sony havia encerrado as atividades em setembro, com 220 funcionários
A Sony havia encerrado as atividades em setembro, com 220 funcionários   Foto: Reprodução

A Mondial, empresa que produz eletroportáteis e eletrônicos leves, informou que absorveu a fábrica Sony, na Zona Franca de Manaus, e também disse que começará a produzir três novas linhas: televisões, micro-ondas e ar-condicionado. A Sony havia encerrado as atividades em setembro, com 220 funcionários.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A previsão é que a produção já inicie em fevereiro de 2021, com a contratação de cerca de 400 funcionários. O valor e os detalhes da negociação não foram informados pela compradora.


Segundo Giovanni Cardoso, fundador da Mondial, a empresa adquiriu o terreno, o imóvel, e também os equipamentos da Sony, e deve aos poucos ir mudando ou criando as linhas de produção.


“Já estávamos estudando a ampliação da fábrica em Manaus só com a linha atual nossa: a caixa de som, DVD e eletrônicos leves. Com a compra da fábrica da Sony, podemos dobrar a produção da linha atual”, disse Cardoso.


Depois de quase cinco décadas no País, em setembro deste ano a Sony decidiu encerrar as atividades da unidade na Zona Franca. Nessa fábrica eram produzidos televisores, entre outros eletrônicos. Essa unidade chegou a ser considerada uma das melhores fábricas da companhia no mundo.


A Sony confirma a venda dos ativos em Manaus (AM) e ressalta, em comunicado, que o negócio deverá ser submetido à "devida anuência dos órgãos competentes". Como a unidade está na Zona Franca de Manaus, a transação precisa passar pelo crivo da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).


Cardoso, da Mondial, conta ainda que a companhia já tinha planos de começar a produzir micro-ondas em 2022, aparelhos de ar-condicionado em 2023 e televisores em 2024 Para isso, estava procurando um terreno, a fim de instalar uma fábrica maior na capital amazonense. A compra da fábrica da Sony se encaixou perfeitamente na estratégia da companhia.


Com a compra da fábrica da Sony, o plano do executivo é acelerar a estreia na fabricação de itens que são os pesos pesados das linhas marrom e branca: "Vamos fazer em seis meses o que estava previsto para três anos", afirma.


Emprego


A fábrica começará a ser operada pela Mondial a partir de 1º de fevereiro. Segundo Cardoso, o negócio não envolveu os cerca de 200 trabalhadores da Sony alocados nessa unidade. Ele explica que os funcionários serão desligados pela Sony e poderão se candidatar ao processo de seleção que a Mondial vai abrir para recrutar 200 trabalhadores. "Não fechamos acordo com a Sony para manter os quadros, mas evidentemente como eles já estão lá terão a preferência. No entanto, isso não significa que a contratação será automática."


Além desse processo inicial de seleção, a companhia pretende abrir mais 200 vagas no segundo semestre de 2021 para a nova fábrica, por conta da expansão das linhas de produção. Na fábrica atual da Mondial em Manaus, há 240 trabalhadores.


Hoje a produção de eletroportáteis da companhia está concentrada numa fábrica de 100 mil metros quadrados de área construída no município de Conceição do Jacuípe, no Recôncavo Baiano. Nessa unidade emprega diretamente cerca de 3,5 mil trabalhadores.


Logo A Tribuna