Dia dos Pais: lojistas apostam em aumento de 12% nas vendas no comércio do litoral de SP

SinComércioBS acredita no impacto dos auxílios no consumo

Por: Régis Querino  -  02/08/22  -  14:05
Atualizado em 02/08/22 - 22:08
Comerciantes esperam manter o ritmo de retomada nas vendas com o Dia dos Pais
Comerciantes esperam manter o ritmo de retomada nas vendas com o Dia dos Pais   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Os lojistas da região esperam um aumento das vendas de 12% com o Dia dos Pais, na comparação com igual período do ano passado, segundo expectativa do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (SinComércioBS). Neste ano, a data será comemorada no dia 14.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“A perspectiva é muito boa por N fatores. Teremos deflação em julho e agosto e isso significa mais dinheiro para a população. O número de empregos é positivo desde o início do ano e quanto mais emprego, mais dinheiro circulando na praça. O auxílio emergencial, que será pago a partir do dia 9 para taxistas, caminhoneiros e à população mais carente, também é outro fator importante”, diz Omar Abdul Assaf, presidente do SinComércioBS.


Assaf também aponta que a equação formada pela queda no preço dos combustíveis mais gente empregada resulta em dinheiro no bolso do consumidor, o que faz a diferença no momento de presentear os pais. “A temporada foi razoavelmente boa e deixou dinheiro na praça. Também já teve alívios nas contas de luz e de telefone, pela redução do ICMS. Esse dinheiro que vai ficando no bolso do consumidor gera compras”.


Apesar do Dia dos Pais ficar atrás de outras datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães e Páscoa, de acordo com Assaf, a data tem grande relevância para o comércio varejista. “O Dia dos Pais é uma data importantíssima porque abre o segundo semestre. E depois só tem o Dia das Crianças (em outubro) e a Black Friday. E com tendência de queda de inflação, o movimento será muito melhor”, projeta.


Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes), Heitor Gonzalez, o movimento no Dia dos Pais deve ser parecido com o do ano passado no ramo de restaurantes, bares e similares.


“Sempre que têm essas datas, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, a expectativa é boa. Ano passado já foi bom, no mesmo patamar de 2019 (antes da pandemia)”.


Gonzalez diz que, geralmente, o movimento do setor no Dia dos Pais fica entre 50% e 70% maior do que um “domingo normal”, sem data comemorativa. Mas não se compara ao que se vê no Dia das Mães, quando a movimentação na Baixada Santista chega a ser 100% maior do que a de um domingo corriqueiro.


Procon recomenda

No momento de comprar o presente do papai é sempre bom lembrar de algumas dicas básicas para não ter dor de cabeça após a comemoração da data. A primeira recomendação, segundo Fabiano Mariano, coordenador do Núcleo Regional de Santos do Procon-SP, é “pesquisar preços e analisar se a aquisição (do presente) não compromete o orçamento familiar”.


Muito comum nos dias atuais, as compras através de canais on-line têm algumas particularidades. “É preciso verificar se o site é seguro. O Procon possui em sua página os sites não recomendáveis à disposição dos consumidores. Também é necessário verificar eventual evolução do preço dos produtos, tirando print da tela, bem como o preço do frete e prazo de entrega”, observa Mariano.


O coordenador também lembra que na modalidade de compra on-line, “o consumidor tem o direito de arrependimento, independente do motivo”. Quando a compra for presencial, ele recomenda “verificar as condições de oferta, política de trocas do fornecedor e, para os produtos importados, checar as informações de origem, características, qualidade e importador”.


Logo A Tribuna