Compras com cartão de crédito pela internet são seguras, afirma especialista; veja dicas

Identificar segurança de sites é fundamental ao inserir dados de cartão de crédito

Por: Marcela Ferreira  -  02/03/20  -  18:43
Procon orienta consumidor a tomar precauções ao fazer compras pela internet
Procon orienta consumidor a tomar precauções ao fazer compras pela internet   Foto: Imagem ilustrativa/rupixen.com/Unsplash

Fazer compras pela internet já faz parte da rotina da maioria dos brasileiros. Usar o cartão de crédito é mais um facilitador para realizar essas compras. Atualmente, grande parte dos sites que trabalham com esta forma de pagamento oferecem segurança, sendo o percentual de problemas gerados a partir desta forma de pagamento cada vez menor.


O coordenador do Procon de Santos, Rafael Quaresma, pondera que atualmente é, sim, seguro fazer compras pela internet usando o cartão de crédito. Ele avalia que, mesmo assim, há cuidados primordiais a serem tomados. “Em geral, é seguro fazer compras pela internet. Se a gente for analisar o número das transações que são feitas, e aquelas que apresentam problemas, a diferença é grande. Mas, se eu sou um dos lesados, aquele prejuízo é de 100%, integral”.


Para evitar dores de cabeça, ele dá dicas para se proteger. “Primeiro é preciso verificar a reputação do site na internet, no ranking de sites confiáveis do Procon, por exemplo. Aí você já sabe se deve seguir adiante. Ver se há reclamações e, dentro do site, olhando a página, verificar se o endereço é o correspondente, e não uma página fake. Ver se há o selo de ‘ambiente seguro’, que é o cadeado embaixo da página do lado direito. Essas medidas, uma vez observadas, reduzem as chances de ter algum problema em relação a fraudes”.


Quaresma explica que o risco de fraudes existe, pois há formas de induzir o consumidor ao erro, como é o caso de falsas faturas que são cobradas por e-mail, que são criadas para obter os dados do cartão de crédito do consumidor. Por isso, ele ressalta a importância de checar as informações de quem estiver exigindo os dados do cartão.


Com o consumidor preparado para reconhecer possíveis fraudes, e apto para reconhecer ambientes seguros para fazer compras com cartão de crédito pela internet, o risco diminui, e aumenta o conforto de fazer estas compras, seja contratando serviços por assinatura ou visitando e-commerces. “É uma comodidade que veio para ficar e reflete no aumento do número de transações”, finaliza o coordenador do Procon de Santos.


Logo A Tribuna