Aplicativo da casa própria já está em operação na região

Quem solicitar o crédito da Caixa, principal operadora do País, vai à agência somente na etapa final da negociação

Por: Júnior Batista  -  01/11/20  -  11:55
Vereador retirou de votação projeto de rodízio de carros em Guarujá
Vereador retirou de votação projeto de rodízio de carros em Guarujá   Foto: Carlos Nogueira/AT

Quem quiser financiar a casa própria não precisa mais esperar horas no banco para ser atendido. A Caixa, que concentra essas operações no País, liberou um aplicativo onde é possível fazer quase todo o processo de contratação. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os jovens que buscam o primeiro imóvel devem ser os principais beneficiados, de acordo com o superintendente da Caixa na região, Sidney Soares.


O app Habitação Caixa está disponível tanto para Android (através da Play Store), quando no iOS (pela App Store). Depois, é só fazer o cadastro com seus dados pessoais, clicar em simulação e fornecer alguns dados da casa própria que pretende financiar, como valor do imóvel e local. 


Os documentos pedidos para fazer a avaliação podem ser enviados pelo próprio aplicativo, tirando uma foto de cada um. No fim do processo, dá para saber quanto está disponível para financiamento e entrada. Por último, é só escolher onde quer fazer a finalização: agência ou correspondente Caixa Aqui.


No app, o usuário pode verificar se a sua proposta foi recebida, a ocorrência de pendências documentais e o resultado de sua avaliação de crédito. Também é possível acessar o boleto para pagamento da tarifa inicial de avaliação do imóvel pretendido e conferir o resultado do laudo.


O cliente também pode acompanhar a liberação dos recursos da sua conta vinculada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) se ele usar o valor como entrada no financiamento. Também é possível ver a data prevista para assinatura do contrato.


Segundo Soares, o processo é diferente de uma simulação simples. “Essa nova forma de acessar o financiamento é mais eficiente que uma simples simulação porque ele consegue avaliar mais detalhadamente o perfil do cliente, se há restrições”, diz.


Entre os bancos privados, o Santander também possui financiamento formalizado por aplicativo. Segundo o site da instituição, é possível financiar o imóvel em até 35 anos, compondo renda com qualquer pessoa (não sendo necessário ser da família). A análise de crédito acontece de forma imediata. 


O acompanhamento da análise dos documentos, que são enviados pelo aplicativo até o contrato também são acompanhados pelo aplicativo. Igualmente à Caixa, a finalização acontece numa agência.


Para o diretor do Secovi na região, Carlos Meschinni, o aplicativo é mais um passo na simplificação da compra e venda de imóveis. “Esse lançamento vai melhorar o ambiente de negociações com certeza. Um aplicativo é a modernidade, simplifica a vida das pessoas. As pessoas só ganham com isso”.


Perfil


Segundo Soares, aqueles que estão mais habituados à tecnologia acabam se beneficiando do novo jeito de financiar a casa própria pela familiaridade com o mundo digital.


“Jovens independentes, que estejam prestes a se casar ou até mesmo que já possuam algum valor para dar de entrada, certamente são mais beneficiados por esta nova forma de contratar um financiamento”, diz.


Logo A Tribuna