Viver Bem: Chegada do Inverno exige cuidados com o corpo

Estação, que tem início na próxima segunda (21), pode dar origem a vários problemas de saúde e merece atenção

Por: Nathália de Alcantara  -  19/06/21  -  17:11
  O inverno começa oficialmente na próxima segunda-feira (21)
O inverno começa oficialmente na próxima segunda-feira (21)   Foto: Matheus Tagé/AT

O inverno começa oficialmente na próxima segunda-feira e, com ele, aumentam as chances de resfriados, alergias, infecções, doenças respiratórias e outras mudanças no organismo. Com as temperaturas mais baixas e a casa fechada por mais tempo, muita gente fica suscetível a pequenas mudanças que podem ser muito incômodas nessa estação.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo o pneumologista Josué Reinaldo Ferreira, o tempo mais seco faz com olhos, garganta e nariz cocem mais. A rinite fica pior, os espirros e a tosse também aumentam. “É uma época em que há mais poluentes e as pessoas entram em contato com substâncias alérgicas. O ideal seria termos uma umidade constante, sem muitas oscilações, e isso não existe”.


Segundo o urologista e proprietário do Atz Day Hospital, Fábio Atz Guino, é comum o aumento da vontade de fazer xixi por não se perder tanto líquido com transpiração e, no frio, a bexiga também se contrair.


“As pessoas vão tentando se adaptar à situação, mas todo problema urinário gera transtornos na qualidade de vida do paciente. Tem a limitação social, principalmente nos mais jovens, e a questão do odor”.


Cuidados


O alergista Fernando Santana explica que pessoas de todas as idades estão vulneráveis nesse período. “É uma questão de perfil, de ter alergias ou doenças como bronquite e asma. Mas, de forma geral, devem ser evitados cheiros fortes, fumaça e poeira. Melhore a alimentação e veja o que te faz mal para poder evitar”.


A dermatologista Sandra Dinato explica que o uso de álcool em gel resseca a pele e isso ficará mais evidente no inverno. “Sempre que possível, passe um hidratante. Pode ser sem cheiro, para evitar alergias. O tempo mais frio pede cuidado com o ressecamento da pele". CLIQUE AQUI E VEJA MAIS SOBRE OS CUIDADOS COM O CORPO NESSE PERÍODO


Os olhos também ficam mais sensíveis com o tempo seco, explica o oftalmologista e sócio-fundador da Clínica Unilaser, Marcos Alonso Garcia. “Prepare-se para a conjuntivite alérgica, pois o tempo facilita o acúmulo de poeira e reduz a dispersão de poluentes. Embora na maioria dos casos seja algo brando, causa desconforto e, em casos mais graves, pode comprometer a córnea e a visão”.


Comer e beber


A nutricionista Patrícia Queiroz pede que se beba bastante água e invista em uma alimentação saudável, com legumes, frutas e vegetais ricos em vitaminas e minerais, como a vitamina C. CLIQUE AQUI E VEJA ATITUDES QUE PODEM FAZER A DIFERENÇA


“As pessoas mais sensíveis sentirão as mudanças na temperatura, no tempo e no próprio corpo. Mantendo hábitos saudáveis, é possível driblar todos esses inconvenientes e viver melhor”.


Clique e saiba mais em ATribuna.com.br



Logo A Tribuna