Viver Bem: Banana, a fruta que atua no 'hormônio da felicidade'

Popular e acessível, a banana tem diversos benefícios à saúde, principalmente para o coração

Por: Matheus Müller  -  15/05/21  -  18:56
 Indicação médica é de uma a duas bananas ao dia
Indicação médica é de uma a duas bananas ao dia   Foto: Imagem Ilustrativa/Unslapsh

Quer ter um dia feliz? Então, que tal comer uma banana? Não, não é piada. Entre tantos nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras e carboidratos, a fruta contém um aminoácido conhecido como triptofano, que atua na síntese do neurotransmissor serotonina, o “hormônio da felicidade”.


“A banana pode deixar a pessoa mais disposta para o dia, além de ter boa quantidade de fibras e carboidratos que fornecem energia”, explica Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).


Elas são ricas em fibras, potássio, antioxidantes, carboidratos e vitaminas (C, B1, B2, B6), além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico. Em resumo: “auxiliam na prevenção a doenças cardiovasculares, proteção ao sistema digestivo, contribuem para a saciedade e humor, melhora as câimbras, entre outros benefícios”, afirma o médico.


E não importa o tipo de banana escolhida, os benefícios serão muito semelhantes, se consumidas em natura – quando em receita, você agrega outros valores. “As mais conhecidas são as nanicas, prata, maçã e da terra. O que as difere são os tamanhos e sabores, pois, no geral, possui mais ou menos a mesma quantidade de calorias”.


Faz bem ao coração

A nutricionista Sandy Pereira Gamez, responsável pelo Serviço de Nutrição do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, diz que o potássio é a substância que se destaca na fruta. “É um mineral essencial para a saúde cardíaca, responsável por manter o equilíbrio da quantidade de água nas células e compensar os efeitos do excesso de sódio na dieta”.


Sandy explica que, quanto há um desequilíbrio de potássio no organismo, pode ocorrer hipertensão, que é um dos fatores de risco para as doenças cardíacas. “Estudos mostram que o consumo diário de banana reduz riscos de doenças como acidente vascular cerebral (AVC) ou infartos”.


Alerta

O médico nutrólogo, Ribas Filho, afirma que a fruta pode ser ingerida todos os dias, desde que com moderação. “Comer mais de duas bananas por dia pode causar prejuízos como ganho de peso, uma vez que ela possui calorias e carboidratos”.


Ele alerta que pessoas com problemas renais ou diabetes devem “comer com cautela”. Ao primeiro público, o problema está relacionado ao potássio, uma vez que os rins têm função de regular a quantidade da substância no corpo. Já para os demais, a recomendação é evitar versões muito maduras do alimento, devido à frutose (açúcar da fruta).


Tudo sobre:
Logo A Tribuna