Veja como se exercitar sem sair de casa durante o lockdown na Baixada Santista

Exercitar-se é fundamental, mas é preciso cuidado para evitar lesões; confira como ter uma academia em casa

Por: Da Redação  -  27/03/21  -  12:14
Exercícios para iniciantes são para quem está começando, idosos ou quem tem patologia
Exercícios para iniciantes são para quem está começando, idosos ou quem tem patologia   Foto: Reprodução/Unsplash

A determinação do lockdown na Baixada Santista, o fechamento de academias e bloqueio da orla obriga as pessoas a ter apenas a própria casa para se exercitar. Isso inspira alguns cuidados, para evitar lesões ou o agravamento de problemas já existentes.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Tendo em vista que a covid-19 é uma doença que não afeta só os idosos, mas pessoas com comorbidades, nunca foi tão importante incluir a prática de atividades físicas, mesmo que o único local para realizá-la seja a sua casa”, destaca o profissional de Educação Física, Júlio Eduardo Rodrigues de Souza.


Ao mesmo tempo que destaca a importância da atividade física para prevenir inúmeras doenças, como diabetes, hipertensão arterial e obesidade – todas fatores de risco da covid-19 –, ele faz um alerta.
“Não adianta você querer fazer uma coisa que nunca fez, e que é muito difícil, sem acompanhamento. Exercícios para iniciantes são para quem está começando, idosos ou quem tem patologia. Exercícios mais avançados, para quem tem mais experiência. Então, cuidado na hora da escolha”.


Apps e Youtube


Trazemos algumas opções de atividades simples e que podem ser realizadas sem equipamentos, apenas com o peso do próprio corpo. São algumas opções em meio a tantas outras disponíveis em aplicativos (pagos e gratuitos) e no YouTube. Até mesmo as academias resolveram investir em plataformas digitais para incentivar e orientar os alunos.
“São ótimas ferramentas para (começar a fazer) atividades, desde que sejam usadas da forma correta. Por exemplo, o hipertenso não pode fazer exercícios com grande intensidade ou que o obriguem a realizar uma apneia (prender a respiração – isso ocorre na prancha)”. E acrescenta: “Pessoas com patologias de joelho e quadril devem tomar muito cuidado com amplitude de movimentos e impactos. A grande indicação é ter o bom senso”.


>>>Clique aqui e veja sugestões de exercícios pra fazer em casa


Alongamentos


Porém, os exercícios físicos dentro de casa devem ser precedidos e finalizados com alongamentos. A prática, aliás, é muito importante para aliviar certas tensões causadas pela má postura durante o trabalho em home office.
O fisioterapeuta e quiropraxista, Atef Yassin, ressalta que o primeiro passo para ter uma jornada de trabalho produtiva começa ao “melhorar a iluminação e acrescentar exercícios e alongamentos fazendo pausas importantes para hidratação do disco intervertebral (articulação entre as vértebras da coluna) e relaxamento muscular”, diz.


O profissional de Educação Física, Júlio Eduardo Rodrigues de Souza, orienta que os exercícios físicos devem ser realizados dia sim, dia não. Já os alongamentos, segundo ele, são importantes todos os dias.


Yassin dá a dica: “Os alongamentos devem começar antes da pessoa pensar em tirar os pés da cama, assim que acordar, e a cada duas horas, durante o turno do home office”. O fisioterapeuta conta que, nesta segunda onda da pandemia, as pessoas estão mais preparadas e estruturadas, em relação ao tamanho da mesa, conforto da cadeira. Tais investimentos, junto ao alongamento, podem evitar a procura por prontos-socorros. No ano passado, por exemplo, ele informa que foram constatados muitos casos de dores nas costas, pescoço e lombar.


Relaxar


Yassin orienta as pessoas a caminhar, porque a perna costuma ficar inchada. Sobre as posições de alongamento, indica que os exercícios tenham duração de 30 a 40 segundos, 'para haver o relaxamento da musculatura'.


Logo A Tribuna